Cidade
Foto: Divulgação

Rio do Sul vai voltar a ter uma equipe de futebol profissional. O anuncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (25) na capital do Alto Vale, pelo prefeito José Thomé ao lado de dirigentes do Santa Catarina Futebol Clube, Rio do Sul Futebol e integrantes da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul que fazem parte do projeto.

O retorno de uma equipe profissional representando Rio do Sul em uma competição federada acontece após mais de 20 anos e é considerada histórica pelos esportistas do município. Para a viabilização do projeto, há uma parceria do poder público e das equipes envolvidas, que farão a captação de recursos e manutenção das equipes, com aporte logístico, definição de elenco e toda parte técnica.

A Prefeitura de Rio do Sul, através da Fundação Municipal de Desportos (FMD) irá ceder o espaço dos jogos, que serão realizados no Estádio Municipal Alfredo João Krieck. O local, além de receber as obras de iluminação noturna em 2020, passou por grande reforma nos vestiários e gramado, passando por aprovação da Federação Catarinense de Futebol para receber os jogos.

O projeto para esta temporada envolve duas equipes. Na categoria Sub-20, com atletas da casa, o Rio do Sul Futebol coordenará as ações. A competição inclusive inicia em junho, no dia 11, com abertura sendo realizada na capital do Alto Vale, com os donos da casa enfrentando Caçador.

Já no adulto, o Santa Catarina Futebol será responsável pela gestão do time, que vai estrear na Série C do Campeonato Catarinense em setembro. O elenco e toda comissão técnica deve chegar na cidade em agosto para se preparar para os duelos.

Conforme o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, diversas equipes buscaram parcerias com a Prefeitura para o retorno de uma equipe profissional, mas o projeto entre os dois times visando o desenvolvimento do futebol local, levando novamente o torcedor para o estádio, prevaleceu para os acertos e retorno em 2022.

De acordo com Thomé a volta do futebol profissional era um sonho antigo dos esportistas de Rio do Sul, por isso, diversas melhorias e projetos foram executados no Estádio Municipal, que também é um local histórico para a cidade.

“Viemos nos estruturando e trabalhando nos últimos anos e através dessa união de forças, de muito diálogo com os representantes dessas duas equipes e apoio do poder público, conseguimos aliar uma equipe de base, visando a revelação de atletas e uma equipe profissional pensando lá na frente. Tenho certeza que nossa comunidade vai apoiar e torcer muito no Estádio por Rio do Sul”, comentou.