Cidade
Foto: Divulgação

As Competições Senac de Educação Profissional começam dia 4 de outubro, em Vitória (ES) e a Gabriela Benjamin, da Faculdade Senac Rio do Sul, já está com as malas prontas. Ela vai competir na ocupação florista e conta que o Senac SC foi muito importante para a sua vida profissional, proporcionando oportunidades que nunca imaginou. “Aprendi muitas técnicas, tive aulas com professores incríveis e agora quero dar o meu melhor na competição, aplicar tudo que aprendi durante o treinamento e trazer o ouro”, almeja.

Foi o professor Gerri Consoli, especialista em arte floral e avaliador das Competições Senac, que treinou Gabriela nos últimos meses. “A escola de Rio do Sul fez um excelente trabalho e a Gabriela é uma ótima aluna. Ela apresenta todas as características esperadas de uma profissional com estendível de formação técnica. A Gabriela está segura porque fez todo o trabalho com foco e dedicação, por isso, a expectativa está em apresentar os trabalhos e mostrar que a Escola de Artes Florais de Rio do Sul capacita de forma adequada seus alunos”, afirma.

A Faculdade Senac Rio do Sul é pioneira na capacitação para florista: é a única entre as unidades do Senac em todo o Brasil que conta com a Escola de Arte Floral, especializada em cursos nesta área de atuação. “Desenvolvemos um trabalho árduo para conseguirmos colocar dentro da escola e das metodologias tudo o que existia de forma desalinhada no mercado. Iniciamos com cautela, mas com um plano de trabalho que nos orientava a participar de competições e demais atividades e a partir daí, transformar em ensino de sala de aula”, conta Gerri.

Como funcionam as competições 

As competições, que ocorrem a cada dois anos, serão realizadas entre os dias 4 e 31 de outubro. O objetivo é resolver na prática, problemas que serão enfrentados no mercado de trabalho.

Inicialmente, os alunos do Senac passam por uma etapa local e, na sequência, pelas etapas estadual e nacional, na qual o vencedor de cada uma das ocupações vai avançando a etapa seguinte. Em Vitória, serão quatro dias de provas práticas para cada ocupação, com a mesma infraestrutura e equipamentos em processo de igualdade, sem saber o que vem pela frente. Posteriormente, os competidores são avaliados por uma banca composta por professores de todo o Brasil, das delegações concorrentes e, coordenados por um avaliador líder.

O Senac SC é a única regional com representantes em todas as sete áreas ou ocupações. Os melhores se classificam à Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada na China, em 2022.

Escola de Arte Floral   

A Escola de Arte Floral do Senac está com inscrições abertas para dois cursos na área: Florista, Paisagismo e Jardinagem. A previsão para início das aulas é fevereiro de 2022.

O objetivo do curso de florista é desenvolver competências de design para a concepção, planejamento e execução de arranjos florais e decoração em arte floral. Os alunos aprendem na prática técnicas para a montagem de arranjos, desde a seleção da espécie e dos tipos de flores, até a escolha e manuseio das ferramentas.

Já o curso de Paisagismo e Jardinagem objetiva representar graficamente projetos paisagísticos, compor espaços paisagísticos e realizar a manutenção do jardim. É destinado a profissionais das áreas de arquitetura, design, agronomia e afins.