Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O torneio que avalia conhecimento técnico profissional de diversas ocupações, Wordskills, terá a participação da rio-sulense e aluna do Senac Rio do Sul, Gabriela Benjamin. Após vencer etapa nacional que avalia os melhores do país em cada categoria, ela deu início à preparação para participar do mundial que vai ser realizado na China em 2022.

As Competições Senac de Educação Profissional foram realizadas no dia 4 de outubro, em Vitória (ES) e Gabriela Benjamin, que fez o curso de florista teve o melhor resultado a nível nacional. De acordo com o professor, Gerri Consoli, que é especialista em arte floral e avaliador das competições, a aluna apresentou todas as características esperadas de uma profissional com formação técnica e ressalta que a escola de Rio do Sul, pioneira na capacitação para florista entre as unidades do Senac, fez um bom trabalho.

“Desenvolvemos um trabalho árduo para conseguirmos colocar dentro da escola e das metodologias tudo o que existia de forma desalinhada no mercado. Iniciamos com cautela, mas com um plano de trabalho que nos orientava a participar de competições e demais atividades e a partir daí, transformar em ensino de sala de aula”, conta Gerri.

Ele destaca ainda que a unidade de Rio do Sul já participou de outros mundiais e explica que antes de ir para a competição oficial, Gabriela deve passar por pré-avaliações também na China e na Alemanha.

“A partir dessa semana ela entra em um programa de capacitações a nível de competências mundiais, onde ela será capacitada por nós por profissionais a nível de Brasil que tem experiências internacionais e que vêm auxiliar na capacitação, possivelmente receberemos mestres da arte floral do mundo. A nossa pretensão é que a Gabriela vá fazer pré-avaliações em uma competição na China e outra na Alemanha. Estamos preparando tudo isso”, ressalta.

Sobre o Wordskills

A competição surgiu há várias décadas na Espanha, a fim de avaliar a qualidade do ensino técnico do país entre pessoas de 17 a 22 anos de idade. A cada dois anos diversos países do mundo enviam seus jovens para demonstrar suas habilidades em diversas ocupações através da Fundação Wordskills.

No Brasil, as instituições que representam o país nessa competição são as instituições do sistema S, o Senai, Senac. O senai na área da indústria e o Senac na área de serviços, e uma das ocupações é florista.

Escola de Arte Floral

A Escola de Arte Floral do Senac está com inscrições abertas para dois cursos na área, o de Florista e o de Paisagismo e Jardinagem. A previsão para início das aulas é fevereiro de 2022.

O objetivo do curso de florista é desenvolver competências de design para a concepção, planejamento e execução de arranjos florais e decoração em arte floral. Os alunos aprendem na prática técnicas para a montagem de arranjos, desde a seleção da espécie e dos tipos de flores, até a escolha e manuseio das ferramentas.

Já o curso de Paisagismo e Jardinagem objetiva representar graficamente projetos paisagísticos, compor espaços paisagísticos e realizar a manutenção do jardim. É destinado a profissionais das áreas de arquitetura, design, agronomia e afins.