Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Com uma ideia inovadora e que pode ser facilmente colocada em prática, o estudante de Agronomia do Instituto Federal Catarinense, Josué Andreas Vieira, de Rio do Sul, foi o vencedor do Impact Tank, prêmio realizado na convenção nacional da JCI que aconteceu em São Miguel do Oeste. Ele integrava a equipe composta ainda por Gabriel Stefenon Ozelame, Marcel Yuiti Tanabe Kumata e Willian Matheus Paulino.

Josué explica que o prêmio surgiu em 2019 por iniciativa da JCI Brasil para fomentar o empreendedorismo a partir da entidade. “É um programa de nascimento de empresas. Ele fornece uma capacitação ministrada pelos membros da JCI e a partir disso os aspirantes como eu desenvolvem ideias.

Um detalhe importante é que essa ideia não visa só o lado financeiro e sim um aspecto social, para resolver um problema real das pessoas”, comenta.
Para participar do Impact Tank Josué teve a ideia de criar uma startup chamada de Raiz Protection que desenvolveu uma camisa de proteção para agricultores. A peça é feita em poliamida e bloqueia até 99% dos raios ultravioleta.

“A gente percebe que o agro é muitas coisa, mas o agro também é acima pessoas, então valorizar o agricultor foi o nosso foco nesse projeto. Basta ir ao campo para perceber que o agricultor sofre de um problema muito grave que é a exposição aos raios ultravioleta durante toda a vida e isso tem efeitos cumulativos e pode trazer problemas graves de saúde, então desenvolvemos um uniforme profissional para o agricultor. É um tecido que bloqueia os raios, é leve, confortável, seca rápido”, esclarece.

Como foi o primeiro colocado no programa, ele recebeu um prêmio de R$ 5 mil que será utilizado para tirar a ideia do papel. “Vamos utilizar ele para fazer essa tecnologia chegar a mais pessoas. Vamos formalizar a empresa, investir em marketing e uma parte para produzir as camisas e disponibilizar ao mercado para quem estiver disposto a experimentar essa tecnologia”, finaliza.

O Impact Tank

O Impact Tank é um programa inovador, criado para incentivar o empreendedorismo social por meio de incentivo financeiro, de capacitações e mentorias. Qualquer pessoa com um projeto de impacto pode participar. O prêmio para a ideia vencedora é de R$5 mil e mais capacitações, acompanhamento da evolução do negócio e orientação de especialistas. Tudo para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade.

O programa é realizado pela JCI Brasil com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora nas pessoas, para transformá-las em empreendedoras sociais e, assim, potencializar o poder da mudança na sociedade, através do fomento a soluções que resolvam problemas socioambientais reais e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O programa é realizado em etapas: primeiro a de submissão, onde qualquer pessoa com uma ideia de uma startup de impacto poderá se inscrever e participar da seletiva. A etapa seguinte é a seleção de alguns projetos que seguem para a etapa regional e apresentação de suas soluções a uma banca especialista em negócios. A terceira e última etapa é seletiva nacional, na qual somente cinco projetos vão prosseguir e concorrer ao prêmio.

Segundo seus organizadores, o Impact Tank vai levar para a sociedade uma oportunidade, que vai muito além de um investimento para alavancar a ideia da startup. O programa será o start que negócios de impacto precisam para se desenvolverem.