Cidade, Destaque

Reportagem: Helena Marquardt

Com a ajuda de doações de empresas e outras pessoas, rio-sulenses estão confeccionando máscaras de pano reutilizáveis e fazendo a doação para pessoas em grupos de risco por toda a região do Alto Vale. Até o momento eles já entregaram quase 600 pares de máscaras e a previsão é chegar a mais de cinco mil. Nesta quarta-feira (8) a entrega será no Asilo São Vicente de Paulo.
A empresária Sandra Parma, que é uma das envolvidas na confecção, explica que as máscaras reutilizáveis são sempre entregues em pares. “Cada par é embalado individualmente para que a pessoa esteja usando uma e lavando outra. Elas são laváveis e bem resistentes, são bem feitinhas e com muito amor para que possam ser usadas por muito tempo”, conta.

Ela relata ainda que além de costureiras, gráficas também se engajaram na causa e doaram embalagens e a impressão de bilhetes que são enviados junto com a máscaras e levam uma mensagem de carinho para quem recebe o item de proteção. “Temos mais 3.800 peças já cortadas para produzir e além de mim e minha funcionária outras duas costureiras estão fazendo voluntariamente a costura em suas casas para ajudar”, disse.

Além de Rio do Sul, pessoas de cidades como Pouso Redondo, Agronômica e Rio do Oeste já foram beneficiadas. O número inclui profissionais da saúde, idosos entre outros. “Cada um de nós está fazendo sua parte para ajudar nesse processo contra a disseminação da doença”, finaliza.