Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Foi entregue na manhã desta quarta-feira (13), durante sessão solene, na Câmara de Vereadores de Rio do Sul, a outorga do Diploma e da Medalha do Mérito Basílio Corrêa de Negredo. Trata-se de um prêmio de reconhecimento aos serviços prestados por cidadãos rio-sulenses. Ao todo foram 10 homenageados, escolhidos por cada um dos vereadores.

A sessão iniciou às 10 horas e foi transmitida através das redes sociais da Câmara. A homenagem foi prestada para pessoas que contribuíram com a cidade, estado e país nas mais diversas áreas como artes, ciências ou letras, em defesa da Pátria ou na política, em prol de seu patrimônio jurídico, econômico e social.

Entre os homenageados estão Maximiliano Probst indicado por Pastor Thyago Melo, presidente da Câmara, e Ricardo Pinheiro, pelo prefeito José Thomé. Sandra Regina Nogueira Peyerl é a pessoa lembrada por Nilso Crespi. Sérgio Luis Schlemper foi citado por Eduardo Freitas. Danielle Zanella homenageia Elisabete de Almeida Dias. Já Sueli de Oliveira fez menção a Ivanir Schlemper Neves. Moacir Vieira lembrou, para receber a honraria, Claudio Cimardi. Aristeu Valle será laureado por indicação de Adilson Bonfanti. Por fim, Mário César Posanski foi agraciado por iniciativa de Marcos Zanis, e Rogério Generoso Fernandes, a pedido do vereador Eroni Francisco da Silva.

Para Eduardo Freitas, a honraria foi uma forma de demonstrar a gratidão por Sérgio Luis Schlemper, atuante no Esporte. “Meu homenageado foi o Sérgio Schlemper, da Fundação Municipal de Desportos (FMD), que tem uma vida dedicada ao esporte, não só em Rio do Sul, mas também no Alto Vale. Ele tem um vasto currículo e, além disso, sempre foi uma pessoa que estimulou os jovens a estudarem, ele lida com profissionais da Educação Física e estimulou o estudo, inclusive, comigo aconteceu isso. Ele me levou para a Furb, 20 anos atrás para me matricular na faculdade, e sou muito grato a ele. Sei que fez por várias pessoas na cidade”, comenta.

Já a vereadora Sueli de Oliveira avalia positivamente o prêmio e diz que é de grande relevância, pois reconhece pessoas e seus trabalhos. “É uma maneira de chamar um profissional, uma pessoa que trabalha pela comunidade, uma forma de reconhecer esse trabalho, essa pessoa. Minha indicação foi a Ivanir Schlemper Neves, ela fez um trabalho na Saúde de grande relevância. Ela é voluntária e sempre que existe alguma questão, evento da cidade ela se coloca à disposição. Fez vários projetos para a área na compra de unidades, faz projetos para recursos também, faz parte dos conselhos, muito ativa na comunidade e é uma maneira de valorizar esse serviço voluntário, que as pessoas fazem com tanta dedicação e amor”, finaliza.