Cidade
Foto: Divulgação

Já foram escolhidos os rio-sulenses que receberão o diploma e a Medalha do Mérito Basílio Corrêa de Negredo. A cerimônia acontece nessa terça-feira (19) na Câmara de Vereadores com uma programação especial por conta da pandemia. Ao todo, das 9 horas até às 11h da manhã, serão 10 homenageados que receberão a honraria como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao longo dos anos à capital do Alto Vale. De acordo com o presidente da câmara, Marcos Zanis, neste ano não haverá a sessão solene de outorga, cada nome lembrado receberá a honraria, um de cada vez, em ato restrito ao vereador, homenageado e familiares. “Vai ocorrer de forma toda programada com horários pré-agendados. Cada vereador vai trazer seus homenageados de 15 em 15 minutos para não ter aglomero e respeitando todas as normas”, comenta.

Conheça os homenageados

A indicação do prefeito José Thomé foi para a voluntária da Associação das Senhoras Rotarianas, Casa da Amizade de Rio do Sul, Margot Hobus Wagner. A rio-sulense realiza trabalhos voluntários na entidade filantrópica desde 1989, tendo ocupado todos os cargos de diretoria. Sua ligação com o voluntariado inclui ainda anos de participação na Câmara Júnior. Foi empreendedora da Espaço Fashion e atua desde 1984 na Contabilidade Sul.
O vereador Eroni Francisco da Silva homenageia Amauri dos Santos. Maroca, como é conhecido, foi taxista e vereador em Rio do Sul por cinco mandatos consecutivos e presidiu a Casa Legislativa em 2006.

Já Danielle Zanella fez menção a Charles Roberto Hasse. O histórico do professor Charles na docência é extenso. A sua trajetória começou no Senai em 1988, partindo no ano seguinte para a Fedavi/Unidavi, onde hoje é pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação. Participante em vários comitês e conselhos, tem inúmeros projetos de sua autoria, tendo envolvimento na criação e Incubadora Tecnológica GTEC/Unidavi, a qual segue administrando. Está gerindo a criação de uma Incubadora Social, que é um espaço comum que abriga, orienta e qualifica projetos e empreendimentos sociais.

Adilson Bonfanti vai homenagear Edemar Janke, o rio-sulense é membro da Sociedade Atiradores Bela Aliança, Sociedade 25 de Julho e Sociedade Esportiva Recreativa Albertinense. Integrou a equipe do Hospital Samaria entre 2010 e 2013, e também participou de algumas diretorias, dentre elas, o Presbitério da Comunidade Evangélica de Rio de Sul, diretoria do Hospital Samaria, Sociedade Esportiva e Recreativa Albertinense e Capela São Miguel Arcanjo no bairro Albertina.

O vereador Eduardo Freitas lembra Francisco Carlos Delino que foi atleta, técnico e dirigente no Torneio de Verão dos Brejeiros da Associação Brejeiros da Madrugada (ABM), atuando como jogador em 10 edições. Também foi dirigente e técnico dos Brejeiros na Liga Riosulense, campeonato Catarinense de Futsal e vários outros torneios amadores peala região. Técnico do Kaiser/Pindonako, Campo e Copo, Ouro Verde, Flavale e Juventus Futsal. Hoje é o empreendedor da “Arena Tite”, onde continua incentivando o esporte amador de Rio do Sul e região.

Já o pastor Thyago Melo fez menção a Ismael Benedito das Neves que foi motorista da Prefeitura de Rio do Sul por 36 anos, por 28 anos dirigiu ambulância, está aposentado há 11 anos. Participou da Associação Cultural Anastácia da Raça Negra do Alto Vale do Itajaí (Acarnap) colaborando com a idealização de sua criação, tendo feito parte da primeira diretoria da associação no cargo de vice-presidente. Mantém a atividade de motorista turístico eventualmente. Recebeu a comenda Escrava Anastácia, em 2018.

Veio da vereadora Sueli de Oliveira a iniciativa de indicar Jailson Amélio Losi. Servidor Público entre os anos de 1995 e 2000 e que desde 2001 atua na iniciativa privada, primeiro como empresário no ramo metal mecânico e posteriormente na construção civil, Jailson é muito conhecido pelo voluntariado em favor dos animais de rua. Desde 2013 faz parte da Associação Protetora dos Animais Desamparados (Apad), assumindo a presidência dois anos depois. A associação que em 2013 realizava cerca de 300 castrações de cães e gatos, em 2019 fez mais de 1.500 procedimentos.

O presidente da Câmara, Marcos Norberto Zanis, escolheu homenagear Leonardo Claudino Ribeiro. O rio-sulense cursou Medicina e especialização em Nefrologia no Paraná, atuou como médico pesquisador no Instituto Internacional de Pesquisas Renais de Vicenza na Itália e voltou à sua cidade natal em 2014, para atuar na Associação Renal Vida de Rio do Sul. Atualmente é o responsável técnico pela unidade e membro titular do Conselho Fiscal. É membro efetivo do Corpo clínico do Hospital Regional Alto Vale, onde atua desde 2014. Foi membro suplente do Conselho Municipal de Saúde de Rio do Sul, presidente do Comitê de Ética da Unimed Alto Vale e membro do Conselho de administração da Unimed Alto Vale. Presidiu a Sociedade Catarinense de Nefrologia e tem participações em publicações científicas em revistas e congressos internacionais e palestras e aulas em níveis regional e nacional.

Osmar Antônio Gardolin receberá a honraria das mãos de Moacir Vieira. Com sua experiência na Metalúrgica Riosulense e tendo estudado na Alemanha, Osmar tornou-se professor no Senai e coordenador na Obra Kolping. Ainda foi voluntário na Catedral, participando de seu coral por 25 anos.

O vereador Nilso Crespi homenageará Tiago Christen. Policial Militar rodoviário, Tiago lidera a Associação de Moradores do Bairro Albertina, com participação em reivindicações importantes aos vizinhos, como melhoria na iluminação do bairro, criação de praças e limpeza das margens das estradas, construção de lixeiras padronizadas, reabertura do posto de saúde do bairro Albertina e a instalação de dois redutores de velocidade na SC-350. É Formado em Administração e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública.