Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

As eleições de 2022 estão se aproximando e alguns nomes da região já começaram a ser anunciados. Um dos políticos apresentados e que podem disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa de Santa Catarina é o ex-prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis (PT).

Na cidade, Preis foi o primeiro vereador eleito pelo PT em 2008 e o segundo mais votado. Em 2012 foi eleito prefeito, um dos mais jovens do estado com apenas 29 anos e reeleito em 2016. A candidatura a deputado já era especulada antes mesmo da conclusão do seu mandato no ano passado.
Atualmente, Rodrigo está na propriedade rural de sua família e usa seu tempo em trabalhos em entidades cooperativistas. Para ele, é importante colocar o nome à disposição do partido e ter a chance de lutar por pautas de relevância, além disso, ele comenta a importância de eleger representantes que conhecem as demandas da região.

“Sou técnico agrícola, fiz gestão pública e sempre trabalhei na agricultura, em contato com outros agricultores. Caso seja eleito vou trabalhar pautas regionais, o Alto Vale é uma região muito importante no estado de Santa Catarina e com certeza precisa de mais representantes. Levarei demandas para ajudar no desenvolvimento da região que necessita de infraestrutura, de logística. Sempre defenderei a nossa categoria, a agricultura familiar que é quem produz grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Vou valorizar a saúde e educação para que todos tenham acesso e não apenas um grupo de pessoas”, comenta.

Questionado sobre a percepção do atual cenário político, ele fala sobre a necessidade de mudança e cita dificuldades da população.
“Eu analiso o cenário político de hoje diferente de 2016, onde as pessoas foram iludidas por um projeto milagroso que não aconteceu, pelo contrário. Combustível, gás de cozinha, alimentação ficaram mais caros. Na agricultura poucos produtos tiveram valorização, mas os insumos, máquinas agrícolas e equipamentos ficaram mais caros e as dificuldades estão aí. A nossa BR-470, que ficou esquecida pelo Governo Federal. A população está sentindo essa dificuldade, a não valorização do salário mínimo e o trabalhador passa por dificuldades nesse momento. Um cenário político diferente, não vai mais haver o que aconteceu em 2016”, avalia.

Ele ainda afirma que a situação não é a mesma e que as pessoas precisam voltar a ter uma vida digna. “Com o Lula como candidato a presidente essa esperança volta dos brasileiros poderem ter uma vida digna, nossos trabalhadores e trabalhadoras para que a economia volte a girar. Colocando dinheiro nas mãos do povo trabalhador a economia se fortalece e todos os setores fortalecem”, completa.

O Partido dos Trabalhadores também anunciou outros nomes para as eleições como o deputado estadual Ivanor Boing de Vitor Meireles. Para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, dois nomes do Alto Vale foram apresentados, um deles é o do policial Manoel Fernandes Bitencourt, ex-chefe de delegacia na PRF, durante nove anos e Angélica Marques de Rio do Sul.