Alto Vale
Foto: Ilustração

Reportagem: RafaelaCorrea/DAV

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode até acarretar paralisia nos membros inferiores. A única forma de prevenir é a vacina e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.Este ano o início da Campanha da Multivacinação e Poliomielite está prevista para 5 a 30 de outubro e 17 foi escolhido como dia da mobilização.

No município de Salete, a fim de incentivar, orientar e destacar a importância da vacinação, o Rotary Club criou uma forma de apoiar a imunização que visa vacinar crianças e garantir um futuro saudável para as futuras gerações. Algumas atividades serão realizadas pelo Rotary Clube presidido por Joyce Aguiar Sapelli.

Diante de tantas informações, é comum haver dúvidas, assim o Distrito 4652 do Rotary International disponibilizou aos Clubes uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar na ação comunitária pela vacinação. Joyce Aguiar Sapelli  do Rotary Clube de Salete-Geração anuncia o robô virtual chamado de Zé Gotinha, que habita o Messenger do Facebook (http://bit.ly/oiZeGotinha) para interagir diretamente com quem estiver acessando. Segundo ela, o robô responde as dúvidas de forma muito rápida e simplificada, além de evitar contato humano neste período de pandemia. “Quando acionado, o robô orienta sobre as vacinas: como, onde buscar informação, quem, quando, o que precisa para vacinar” complementou o presidente, detalhando que “tudo foi pensado para que a pessoa tenha seus respostas sanadas em apenas alguns cliques”, comenta.

“A conscientização da importância da vacinação e a divulgação de notícias verdadeiras serão instrumentos que levarão às pessoas gotas que salvam vidas”, destaca o governador do distrito 4652, Adriano Zanotto.

A presidente da Subcomissão Distrital da Pólio, Fabiane Maiochi, diz que o sistema é inovador e prático, além de possibilitar ação integrada sem aglomeração de pessoas. “O uso da ferramenta utilizando a inteligência artificial é uma realidade sem volta e vem a fomentar o apoio as demais ações de atuação dos Clubes junto às suas comunidades”, explica Fabiane.