Alto Vale
Foto: Rafaela Correa

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

Quem passa pelos bairros do município de Ituporanga logo percebe a movimentação de máquinas e trabalhadores que atuam na revitalização de diversos pontos da cidade, os destaques são para a pavimentação de diversas ruas da capital da cebola, que deve ganhar nos próximos meses mais 11 ruas pavimentadas.

O prefeito Osni Francisco de Fragas explica que as obras são decorrentes de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e moradores. Ele diz que a revitalização deve iniciar na entrada da cidade, na Avenida Brasil e na Rua 24 de setembro. As revitalizações seguem por diversos outros pontos e nos próximos dias, as cinco ruas que devem ser beneficiadas são: Emilio Altenburg, Vanio Colaço de Oliveira, Rua XV de Fevereiro, Raulino Kretz e Rua Tenete Costa. Lourinho explica que a reperfilação com asfalto nessa última vai garantir melhores condições de trafegabilidade, principalmente para os ônibus que saem do terminal. “Vamos revitalizar o novo terminal rodoviário dando condições melhores de tráfego, especialmente para os ônibus já que é uma rua muito movimentada, da mesma forma na rua Tenente Costa que é uma rua de pedra com muitos buracos que vamos fazer toda a parte de esgoto e depois vamos reperfilar com asfalto. Essas obras devem acontecer ainda antes do pleito eleitoral”, comenta.

A recuperação de um convênio de mais de dois milhões também promete pavimentação asfáltica para mais três ruas da cidade, Lorinho explica que o valor vai ajudar a colocar em prática importantes obras, tanto para a área urbana quanto para a área rural do município. “Nós recuperamos esse convênio através dos nossos representantes em Brasília e depois do pleito eleitoral devem ser iniciadas com esse valor as obras de pavimentação das ruas Almirante Tamandaré na comunidade de Vila Nova e também da Cristóvão Colombo que é uma das maiores ruas no mesmo bairro. Está inclusa nesse convênio também a rua Augusto Willmann na comunidade de Cerro Negro”, ressalta.

Além da pavimentação, as comunidades de Rio das Pedras e Ilha Grande devem ganhar um novo ginásio de esportes, o local vai garantir mais comodidade e lazer para as famílias que vivem nos bairros. “A primeira parte da construção do ginásio da comunidade de Ilha Grande já foi feita, agora vamos também dar início a licitação e possivelmente ainda nesse ano devemos entregar esse ginásio para aquela comunidade”, ressalta.

O centro da cidade também poderá ganhar uma cara nova já que segundo Lorinho, um projeto elaborado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) está em fase de finalização e deve garantir a construção de uma nova praça central. “Vamos conversar com o comércio local, o CDL, as entidades de força da comunidade para discutir e para construir uma nova praça no centro da cidade, na nossa praça Frei Gabriel”, explica.

Lorinho ressalta que todas as obras são de suma importância para o município a longo prazo, já que além de garantirem mais segurança, comodidade e humanização no atendimento à população, ajudam a embelezar a cidade. “Essas melhorias são importantes pois oferecem mais segurança para quem transita naquelas ruas, seja o pedestre ou o motorista. E no caso das edificações, as escolas, creches, os ginásios de esporte além de servir a comunidade, não deixam de ser uma obra que vai dar um embelezamento especialmente aqui na parte central”, finaliza.