Cidade, Esporte

O Colégio Sinodal Ruy Barbosa será o representante de Rio do Sul no Campeonato Catarinense de Futsal, das categorias de base. Associação Rio do Sul Futsal, que é a detentora da vaga, cedeu os direitos para que a equipe montada pelo colégio dispute a competição.

A oficialização da parceria foi feita na tarde desta terça-feira (14), com a presença do diretor da escola, Celso Luiz Molleta Junior, e dos membros da diretoria, entre eles, o presidente da associação, Roberto Schulze.

O diretor do Colégio Sinodal Ruy Barbosa explica que a direção tinha o desejo de retomar os projetos esportivos, o que envolve a participação no estadual de futsal para as cetegorias sub-13 e sub-15. “Havia um projeto já na cidade, da Associação Rio do Sul Futsal, que estava parado por causa de questões políticas e em virtude da construção de um ginásio e nós aliamos esses dois projetos, o do Rio do Sul Futsal e o do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, para que juntos, possamos representar a cidade novamente nos estaduais”, comentou.

Para participar do estadual de futsal, é preciso ser filiado à Federação Catarinense de Futsal, vaga essa que pertence ao Rio do Sul Futsal. “Estamos unindo as forças para que ambos voltem a participar das atividades”, acrescentou o diretor do colégio.

O presidente da Associação Rio do Sul Futsal comenta que toda a diretoria participou do processo de avaliação para a cessão da vaga. Segundo Schulze, a aprovação foi unânime. “Estamos trabalhando com pessoas sérias, o nome do clube está sendo colocado nas mãos de pessoas de bem, que pretendem fazer com que o futebol de salão de Rio do Sul ressurja através das categorias de base, que é o caminho correto”, ressaltou.

A parceria é vista como uma possibilidade do ressurgimento da modalidade em Rio do Sul, já que o time adulto, foi desativado para que a economia gerada fosse utilizada na construção de um ginásio, o que não ocorreu. “Serve de incentivo, de oxigenação para a gente da própria diretoria, quem sabe o trabalho siga no decorrer desse ano e ano que vem, e tenhamos um time adulto. Obviamente que nós vimos isso com ótimos olhos e sabemos que o projeto terá futuro porque está sendo bem organizado, com seriedade”, declarou.

A Associação não terá gastos ou responsabilidades com as duas equipes que representarão Rio do Sul. O único envolvimento que o Rio do Sul Futsal terá é a cessão da vaga. “A contrapartida maior será do colégio que terá que organizar tudo: transporte, treinamento, comissão técnica, atletas, seguro, enfim, todos esses cuidados de preparação serão de responsabilidade do colégio”, resumiu Schulze.

A preparação das duas equipes de base começou no fim de janeiro, os atletas treinam pelo menos três vezes por semana, no ginásio do próprio colégio, que também será utilizado para sediar os jogos da equipe da casa. “As atividades do campeonato começam agora na primeira semana de abril”, concluiu o diretor do colégio.

Albanir Júnior