Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A parceria entre a Prefeitura do município de Salete e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promete facilitar a abertura de novas empresas e fortalecer a economia local a partir de novembro em Salete. O projeto Cidade Empreendedora será um facilitador na desburocratização dos empreendedores já existentes no município e também para os novos que desejam formalizar sua empresa.

Com a adesão ao programa, o município vai disponibilizar a partir do dia 25 de novembro, uma “Sala do Empreendedor”. O espaço, dentro da prefeitura estará preparado para oferecer diversos serviços, como informações para abertura de empresas, apoio e incentivo para a participação as micros e pequenas empresas do município nas compras governamentais, orientação e auxílio para processos licitatórios. Além de cursos, capacitações e consultorias.

Servidores do setor de tributação, licitação, e da Secretaria de Agricultura já passaram pelas etapas iniciais de treinamento. “Por ser um projeto novo para o nosso município, a capacitação, suporte e consequentemente a assistência que o Sebrae vem nos oferecendo é muito importante. Os futuros agentes de desenvolvimento, assim como eu e meu colega Carlos Feldhaus, recebemos orientação, auxílio sobre o processo dos serviços executados pela Sala do Empreendedor, para que ocorra com o máximo de agilidade, competência e êxito”, explica Josiani Kraieski, servidora do município.

Quem precisar abrir um negócio em Salete, quando precisar se formalizar ou criar um MEI, vai ter um processo mais claro e mais rápido, isso serve também para fechamento de empresas, emissão de guias de pagamento, boletos, alteração do ramo de atuação por exemplo. A cidade de Salete aderiu ao programa ‘basic’ que é um pacote para cidades de até 15 mil habitantes, que contempla quatro soluções e 11 ações para micro e pequenas empresas.
A secretária da Indústria Comércio e Desenvolvimento Turístico do município, Silvana Dubiela Hormann, conta que o programa é uma oportunidade para promover alguns eixos importantes no município de Salete alinhados com o planejamento estratégico da sua pasta. “A desburocratização, como na questão das compras públicas e na questão de oferecer consultorias com auxílio do Sebrae, tem um papel muito importante para o nosso município em questão de agilizar abertura de empresa, simplificar o processo e ser parceiro do empresário”, explicou Silvana.