Alto Vale

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O município de Salete comemora um número que poucas cidades de Santa Catarina tem conseguido: já está há seis dias sem novos casos confirmados de coronavírus.  Apesar da estabilidade na curva de contágio, a prevenção e ações de fiscalização continuam na cidade para que os índices não voltem a piorar.

De acordo com o boletim divulgado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), no fim da tarde desta sexta-feira (11), Salete tinha 135 casos confirmados, dos quais 134 já são considerados recuperados. Uma pessoa acabou morrendo em virtude de complicações causadas pela Covid.

Apesar de estar há dias sem novos casos a prevenção continua, assim como o atendimento no Centro de Centro de Atendimento para o enfrentamento da Covid-19.  A recomendação é de que pacientes com sintomas da doença se dirijam apenas a esse local e evitem outras unidades de saúde.Para a secretária de Saúde, Nelci Terezinha Adami, Kuhlkamp, as ações como a implantação  desse espaço, no início do mês passado, colaboraram para o controle eficaz da pandemia no município.

Ela ressalta ainda que nos Postos de Saúde, a colocação de tendas ampliou o espaço de atendimento e ajudou a manter o isolamento social. O município manteve os estoques de medicamentos e os kits de prevenção e proteção para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

O Comitê de Gerenciamento de Crise, com integrantes da comunidade, divulga diariamente o boletim atualizado dos casos monitorados e ativos do novo Coronavírus (COVID-19).

Rio do Sul chega aos quase mil casos

O último boletim divulgado também aponta que a capital do Alto Vale chegou nesta sexta aos quase mil casos positivados de Covid. Ao todo já são 993 pacientes que tiveram a doença confirmada e 902 já são considerados recuperados. Atualmente o número de casos o ativos é de 82. Seis pessoas estão internadas e a cidade registrou nove óbitos até agora.