Alto Vale
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Assim como outros municípios do Alto Vale, Salete também começa a investir no turismo religioso. A cidade já recebeu pessoas de toda a região e ficou conhecida por conta do seminário construído em 1943 no Morro do Santuário onde se encontra a imagem da Nossa Senhora da Salete. Agora, a construção de um novo mirante com uma imagem gigante da santa que deu o nome à cidade deve servir de atrativo para devotos de todo o país.

De acordo com a Administração Municipal, o valor de R$ 500 mil já foi garantido através de emenda parlamentar pelo senador Jorginho Mello (PL), a viabilização da construção será feita através do Ministério do Turismo e o projeto que ainda está passando pelos últimos ajustes já contempla uma área de 202,56 metros quadrados a serem construídos. A estrutura deve contar com banheiros, lanchonete, área para alimentação, espaço para loja de produtos típicos, estacionamento e área de lazer.

A secretária de Indústria Comércio e Turismos de Salete, Silvana Dubiela Hormann, explica que para a construção da santa a Administração Municipal deve iniciar em breve uma arrecadação junto a empresários da cidade, já que a imagem não pode ser construída com recursos públicos. “O Governo Federal não coloca dinheiro público nesse tipo de obra e nem sequer o município pode pôr, por isso a ideia é construir a parte do mirante com recursos do Ministério do Turismo, e aí fazer uma campanha de captação com empresários e pessoas que quiserem colaborar para a construção da santa. O mirante existirá para colocar a santa”, conta.

A intenção de acordo com a secretária é fazer o orçamento de uma imagem gigante, assim como a já existente em Laurentino. Ela explica que o mirante será construído justamente para abrigar essa imagem e que as obras no local podem iniciar ainda nesse ano. No momento o projeto ainda passa por alguns ajustes e sendo aprovado pela Caixa Econômica Federal, o Ministério do Turismo começará a injetar os valores para dar início a construção. “A Caixa aprovando o projeto vai mandar para o município a ordem dizendo que nós podemos licitar, feita a licitação podemos iniciar as obras e conforme obra vai sendo concluída o Ministério do Turismo vai depositando os valores”, comenta.

A intenção ainda de acordo com a secretária é criar um roteiro religioso em parceria com outras cidades da região. “Esse projeto com certeza vai alavancar o turismo em nosso município, nossa cidade tem um potencial muito grande no turismo religioso, e juntamente com a Amavi vamos criar esse roteiro religioso com outras cidades vizinhas que tem a religiosidade forte, tenho certeza que esse projeto ficará lindo e que Salete vai entrar nessa rota recebendo muitos turistas e gerando renda para a cidade. O mirante foi uma conquista que a prefeita Chica não mediu esforços para conseguir esse recurso, só temos a agradecer Senador Jorginho Mello que viu a importância do projeto e conhece o potencial da cidade. O mirante será construído no morro do santuário, um lugar abençoado, com uma vista maravilhosa da nossa cidade, após a construção do mirante temos a certeza que teremos um grande avanço e um grande retorno também”, finaliza.

imagem ilustrativa da Nossa Senhora da Salete

Imagem do projeto/Ilustrativa