Estado

Corupá, que fica no Norte catarinense, recebeu no fim de semana o certificado e troféu de maior cuca do Brasil. O doce de banana com 120 metros de comprimento por 21 cm de largura e quase meia tonelada foi servido para mais de 7 mil pessoas que estiveram presentes no desfile comemorativo aos 120 anos de Corupá, no Centro da cidade. A cuca de banana de Corupá bateu o recorde anterior que era da cuca de Joinville que havia feito um doce que mediu 10,59 metros. O recorde foi validado pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros, que tem sede em Curitiba (PR).

A cuca gigante de banana foi realizada numa parceria entre Prefeitura de Corupá, que organizou as festividades de aniversário do município, produtores locais que doaram mais de 200 kg da fruta e a padaria do Supermercado Mees que usou 100 formas de cuca, 17 dúzias de ovos, 35 kg de açúcar, 118 kg de trigo, 30 kg de margarina, 7 litros de leite, 6 kg de fermento, 3,5 kg de banha, além de sal, limão, canela e baunilha na confecção do doce. Quatro padeiros iniciaram a produção da cuca de banana às 18 horas de sábado (1) e terminaram às 4h30 deste domingo (2). Para Anésio Mees, dono do supermercado que aceitou o desafio de fazer a cuca gigante, a experiência da equipe para confeccionar o doce ajudou muito para que o bolo ficasse saboroso e fiel à receita da cuca passada de geração em geração pelos descentes de alemães da cidade.

Dois fiscais do RankBrasil acompanharam a confecção da cuca de Corupá desde a noite de sábado até a montagem neste domingo pela manhã. Segundo o fiscal de recorde Luciano Cadari entre os quesitos que são contados para aferição do ranking estão a fidelidade à receita original da cuca, o paladar do doce, a montagem, depois a medida linear e em metros quadrados e por fim o peso. A cuca de Corupá contou com 120 metros lineares por 21 cm de largura, 3,5 de altura, num total de 25,2 m², pesando 444,66kg.

Segundo o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, que recebeu o troféu da Maior Cuca do Brasil, a ideia de fazer a cuca de banana gigante surgiu da comissão organizadora das festividades dos 120 anos de fundação do município. “Nada melhor do que oferecer à população uma cuca de banana que representa muito bem Corupá que é a Capital Catarinense da Banana e tem a Indicação Geográfica (IG) de banana mais doce do Brasil. Além disso, grande parte de nossa população tem descendência alemã e a cuca está entre os doces mais apreciados aqui” destacou.

A assessora de Cultura da Prefeitura de Corupá e presidente da comissão organizadora Roseli Siewert comenta que a confecção da maior cuca de banana do Brasil feita em Corupá só foi possível graças ao envolvimento tanto de servidores da Prefeitura quanto das entidades e pessoas da comunidade que se empenharam para que o doce fosse confeccionado e servido para a população numa das datas mais importantes para o município que é a comemoração dos 120 anos de fundação da cidade.