Alto Vale
Foto: Divulgação

Ituporanga está em alerta com o aumento do número de focos do Aedes aegypti. Até o momento vários já foram localizados em diferentes bairros da cidade. Pensando nisso a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem reforçado a campanha de conscientização da população de que evitar a proliferação do mosquito também depende de cuidados adotados pelos moradores.

Os focos são uma preocupação já que o Aedes aegypti pode transmitir doenças como a dengue, zikavírus e chikungunya que se não tratadas de forma adequada pode até levar a morte.

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, reforçou o pedido de que a população faça uma vistoria minuciosa em suas casas e terrenos para eliminar locais que possam armazenar água parada. “Qualquer recipiente, até mesmo uma tampinha de garrafa pode ser uma criadouro do mosquito, então pedimos mais uma vez a colaboração de todos para proteger a nossa população e evitar doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, destacou.

Entre outras ações recomendadas estão que o morador verifique se a caixa d’água está bem tampada, deixe as lixeiras bem tampadas, coloque areia nos pratos de plantas, recolha e acondicione o lixo do quintal, limpe as calhas, cubra piscinas, tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários, limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado e cubra cisternas e todos os reservatórios de água. “E essa limpeza não se restringe só às residências, mas também outros ambientes e até mesmo terrenos vazios”, finaliza.