Estado
Foto; Divulgação

 

Começou nesta segunda-feira (13), a distribuição de mais 164 mil doses da vacina contra a gripe para Santa Catarina. O estado recebeu as doses para a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença do Ministério da Saúde (MS) e já colocou à disposição das 17 regionais para que façam a retirada. Rio do Sul recebeu 6.700 vacinas.
Até ontem, foram aplicadas em Santa Catarina 98.050 doses nos trabalhadores da saúde, totalizando uma cobertura de 72,74%, e 583.154 doses em idosos com mais de 60 anos, cobertura de 87,03%. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

As regionais de Concórdia, Videira, Joaçaba, Araranguá, Itajaí, Blumenau, Mafra, Criciúma, Joinville, Tubarão, Lages, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Florianópolis retiraram as doses nesta segunda-feira. As demais regionais, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó, farão a retirada na terça-feira, 14.

Como a Campanha de Vacinação foi antecipada, como uma estratégia para auxiliar no diagnóstico da Covid-19, o MS tem recebido as doses do laboratório produtor Butantan de forma escalonada, de acordo com a produção. Por esse motivo, elas estão sendo enviadas ao Estado em remessas.

Segunda fase começa dia 16

Na quarta-feira (16) começa a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a gripe. Nesta etapa, além dos idosos e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados, também vão receber a vacina: caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 22 de maio, sendo que o dia “D” de mobilização nacional é no sábado 9 de maio.