Cidade
Foto: Mário Dáud

No dia 26 de abril a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul e a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual e Múltipla (Afadi) realizaram o talk show Os Desafios do Mundo Autista. O evento, que foi aberto à comunidade e aconteceu no Centro de Inovação Norberto Frahm (Cinf), contou com a presença da neuropsicopedagoga Mariele Finatto e da psicóloga Juliana Babato. O talk show também contou com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

A presidente da Afadi, Rita Schlemper, argumenta que o evento foi voltado às mães, associados, pedagogos, professores e todos profissionais envolvidos com a causa do autismo. Rita explica que “quando os pais ou familiares de autistas têm conhecimento, o medo fica de lado. Quando recebemos o diagnóstico, temos um impacto grande. Confesso que, num primeiro momento, é algo sofrido para toda família. Mas quando somos orientados sobre como lidar com a situação é possível vislumbrar que a criança poderá ir mais longe, ter qualidade de vida e obter aprendizado dentro dos próprios limites. Discutir o assunto também é uma forma de acabar com o preconceito e vivenciar o conceito pleno de inclusão”.

Prefeitura irá celebrar convênio com Afadi

O prefeito, José Thomé, enfatizou a importância de políticas públicas de transformação e inclusão da pessoa com deficiência física e intelectual múltipla. Ele adiantou que a Prefeitura irá celebrar convênio de repasse mensal para manutenção da Afadi, que inclusive já conta com sede própria, disponibilizada pelo Executivo Municipal.