Alto Vale
Foto: Divulgação

Devido à grande procura por atendimento nas unidades de saúde do município, principalmente para testes de Covid, a Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, adotou algumas mudanças e orienta a população de que em alguns casos os pacientes não devem buscar atendimento neste momento principalmente para evitar a contaminação.

A recomendação é que pessoas que desejam fazer exames de rotina ou acompanhamento de doenças crônicas sem nenhuma situação de urgência aguardem alguns dias até a queda no número de positivados.

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, devem procurar a unidade de saúde apenas pacientes com sintomas gripais há mais de 72 horas, gestantes para acompanhamento e pessoas em situação de urgência.

Já no caso de quem teve contato com pessoas positivadas para Covid, mas que não apresenta nenhum sintoma, não há necessidade de procurar a unidade de saúde para testagem, porque além da demora maior para atendimento, nesses locais os pacientes estão mais suscetíveis a contaminação. “A recomendação é que só deve procurar o posto de saúde ou a tenda pra realizar o teste quem realmente está com sintomas há mais de três dias” reforça.

Postos de Saúde e Centro Covid têm horários específicos para testagem

Para diminuir os riscos de contaminação e garantir atendimento para a população, a Secretaria de Saúde também adotou algumas mudanças no atendimento nas unidades de saúde nos bairros. “Pela manhã estamos fazendo o atendimento de situações de urgência, renovações de receitas e a tarde, das 13h às 16h, apenas o atendimento de casos suspeitos de Covid e testagem. Isso é justamente para evitar o contato de pessoas que não estão contaminadas, com pessoas que podem estar com o vírus”, esclarece.

Já no Centro de Atendimento a Covid, localizado no Centro de Ituporanga, o horário é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30 com distribuição de 50 senhas pela manhã e 50 no período da tarde. “Estamos tento uma procura muito grande, mas não conseguimos realizar mais do que esses 100 atendimentos porque não fazemos apenas o teste, é necessário fazer o registro no prontuário dos pacientes, dar toda a orientação aos positivados, fazer a higienização frequente das salas para não contaminar os pacientes e os profissionais, então nesse sentido pedimos a compreensão da população”.

Nesta quinta-feira, 20, o município contabilizava 599 casos ativos de Covid. Dos pacientes contaminados apenas um está internado neste momento no Hospital Bom Jesus.