Cidade
FOTO: RAPHAEL STUY

A partir de segunda-feira (11), os pacientes da saúde pública de Rio do Sul que necessitam viajar para serem atendidos terão mais comodidade. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o veículo que era destinado para uso do prefeito, mas que desde o início do governo ficou à disposição das secretarias. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), quando foi feita a entrega da chave do Spin. A prioridade é transportar a população que necessita de atendimento de alta complexidade.

Para o prefeito, esta é uma ação que já estava prevista. O carro foi adquirido em 2013 para uso do gabinete. Porém Thomé considerou

“prudente e estratégico encaminhar o veículo para a Secretaria de Saúde devido à demanda de transporte de pacientes. Com isso, iremos oferecer viagem com tranquilidade e segurança para as pessoas que necessitam de tratamento. Haverá mais qualidade de vida para esta parcela da população”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Demanda

A secretária de Saúde, Sueli Oliveira, recorda que em 2017, quando assumiu a pasta, havia 20 veículos a menos na estrutura que foram leiloados pela antiga gestão. O que, segundo a secretária, foi uma perda considerável diante da demanda diária, que soma três a quatro saídas de carro por dia, com destino a cidades como Florianópolis, Blumenau e Lages. Os pacientes rio-sulenses são transportados para outras cidades catarinenses para consultas, exames e cirurgias de alta complexidade, além daqueles que necessitam de sessões de quimioterapia, radioterapia e de tratamento de combate ao câncer.

“Esse é um ato de amor e de comprometimento com a nossa população que necessita de atendimento na saúde pública”, enfatiza a servidora.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Thomé adianta que a Secretaria de Saúde irá ganhar duas vans adaptadas com 17 lugares,

“são R$ 380 mil de investimento frutos de emenda parlamentar do ex-senador Paulo Bauer. Os pacientes que participam do Tratamento Fora do Domicílio [TFD] serão beneficiados”, detalha. Também está para ser entregue uma Doblo adaptada utilizada para transporte de pacientes que fazem terapia renal substitutiva.