Cidade
Foto: Divulgação

 

Onde se acende o respeito, se apaga a intolerância”. Este é o tema da Semana da Consciência Negra de Rio do Sul, que terá atividades de 11 a 22 de novembro. Os eventos serão realizados pela Associação Cultural Anastácia da Raça Negra (Acarnap) com o apoio da Prefeitura de Rio do Sul.

 

A programação é gratuita e direcionada a todos os públicos, iniciando no dia 11 de novembro, às 13h30, com a abertura da Exposição Aguibará – Ligações divinas. Será uma mostra de trabalho de escolas da cidade aberta à visitação na Fundação Cultural de Rio do Sul até dia 22, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

 

No dia 13, às 20h, tem o espetáculo teatral Reino dos Orixás. A apresentação é resultado das aulas da Oficina Negro Ser e vai tratar da representatividade dos orixás, divindades de religiões afro-brasileiras, nesta cultura. A peça será encenada na Fundação Cultural.

 

Outra atividade é a roda de conversa com representantes de diferentes religiões sobre representatividade, fé e referências. Será no dia 20, às 19h30, na Uniasselvi, com a indicação etária de 14 anos.

 

A Câmara de Vereadores de Rio do Sul fará a Homenagem e Entrega da Comenda Escrava Anastácia, no dia 21, às 19h. A sessão terá ainda o Coquetel Afro e uma apresentação de samba com imigrantes haitianos. E por fim, haverá uma apresentação de fanfarra com música afro na Praça Ermembergo Pellizzetti dia 22, às 14h30.

 

As atividades marcam a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra na cidade, que passou a integrar o calendário oficial de eventos de Rio do Sul através da Lei nº 4435, de 31 de agosto de 2006.
A 6ª Semana da Consciência Negra recebe também o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Uniasselvi.