Alto Vale, Cidade

O Senai de Rio do Sul dá início nesta segunda-feira, 8, as aulas práticas dos cursos de Engenharia Mecânica e Design de Moda, oferecidos em parceria com a Unidavi. As aulas teóricas estão sendo realizadas de forma virtual desde o início da pandemia do Covid-19 e continuarão desta maneira.

“Temos um protocolo elaborado pela FIESC, com base nas recomendações dos órgãos de saúde e todas as orientações de segurança já estão sendo divulgadas aos alunos e professores”, contou Aline Leandra Coelho, coordenadora de Educação Básica e Profissional do Sesi/Senai Alto Vale do Itajaí. O protocolo exige uso de máscara, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, distanciamento de dois metros entre as pessoas e limpeza contínua dos ambientes. Além disso, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não poderão ser compartilhados entre os alunos.

Na próxima semana devem recomeçar também as aulas práticas dos cursos de curta duração“Nos cursos em que for possível mantermos apenas as aulas virtuais, pelo conteúdo ser mais teórico, nós iremos manter. As ofertas de novos cursos seguirão no mesmo formato de aulas teóricas virtuais, com práticas no Senai“, informou Daniel Silvano Busarello, coordenador de Operações do Sesi/Senai Alto Vale do Itajaí.

No Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e cursos técnicos as aulas continuam de forma virtual, sendo que os cursos técnicos estão com apenas 20% da carga horária. Na Aprendizagem Industrial as aulas continuam suspensas. Na Educação Infantil estão sendo enviadas atividades para as crianças realizarem em casa. 

A retomada parcial das atividades educacionais foi liberada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da portaria 352 do dia 25 de maio e do decreto 630 assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 1º de junho, desde que respeitadas as particularidades regionais.