Cidade
Foto: Divulgação

A Casan vai executar a partir da próxima segunda-feira (13), uma nova etapa de melhorias na Estação de Tratamento de Água que atende o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Rio do Sul. Os trabalhos se prolongarão por sete dias, ou seja, seguem até 19 de setembro para substituição de todo o sistema de decantação da unidade, exigindo redução de 25% da capacidade de tratamento da água.

Durante esse período a Casan orienta o uso econômico da água, com prioridade às atividades essenciais de preparação de alimentos e higienização.

De acordo com a companhia, a ETA produz diariamente mais de 30 milhões de litros de água para Rio do Sul, Aurora, Lontras, Agronômica, Laurentino e a Serra São Miguel, em Ibirama.

O investimento na substituição de todo o sistema de decantação da unidade é de R$ 442 mil. Uma nova unidade de tratamento de água está em etapa de projeto, prevendo a potabilização de até 700 litros por segundo e 60 milhões de litros por dia.

A nova ETA contará também com unidades de pré-sedimentação e de tratamento de resíduos, uma exigência da legislação atual. A nova ETA vai necessitar de uma grande extensão de área, cerca de 30 mil m2, e já está prevista pela Companhia diante das características da água bruta captada no Rio Itajaí do Sul, que costuma apresentar elevada turbidez, principalmente em períodos de chuvas fortes.

O projeto da nova ETA está em elaboração, com previsão de investimento superior a R$ 30 milhões para implementação. O Sistema Integrado de Rio do Sul receberá ainda um novo reservatório pulmão, para maior segurança hídrica de todas as cidades atendidas.