Alto Vale

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Têxteis, de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Rio do Sul e Região (Sititev), em parceria com a Viacredi Alto Vale comprou e doou ao Centro Pop moletons, roupas íntimas e máscaras para atender pessoas em situação de rua que nesta época sofrem com as baixas temperaturas.

A presidente do Sititev, Zeli da Silva explica que a entrega foi feita em duas etapas: a primeira na segunda-feira (28) e a segunda nesta quarta-feira (30). Ela conta que a iniciativa partiu da necessidade que esse público tem especialmente nessa época do ano. “Já é uma tradição o Sindicato contribuir todo o ano doando agasalhos ao Centro Pop e neste ano eles nos procuraram falando novamente dessa necessidade, já que temos várias pessoas no município passando frio, então decidimos doar novamente”, disse.

Zeli afirma que em 2021 eles firmaram uma parceria com a Viacredi Alto Vale para ajudar na campanha e distribuir ainda mais peças. “Conseguimos um valor de R$ 1.500 e compramos agasalhos novos, roupas íntimas e máscaras para fazer essa entrega, porque entendemos que muitas vezes a comunidade até faz doações, mas elas acabam não servindo. Muitos por exemplo, doam roupas de verão que agora não podem ser utilizadas então nós fizemos questão de doar roupas de inverno novinhas até para a valorização dessas pessoas que vivem nas ruas e são vistas de forma negativa pela sociedade, mas que merecem todo o nosso respeito”, completa.

A presidente ressaltou ainda que hoje algumas pessoas vivem nas ruas por falta de oportunidade em algum momento da vida ou de uma estrutura familiar e toda a comunidade pode contribuir com esse público para que homens e mulheres superem a situação de vulnerabilidade. “Principalmente neste momento difícil que é o inverno que na região é bastante rigoroso”, finaliza.