Estado

Projeções iniciais de modelos meteorológicos indicam o avanço de uma massa de ar frio de origem polar de moderada intensidade sobre o Sul do Brasil por volta do dia 25 de outubro até 27 de outubro. O frio mais intenso será sentido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que terão madrugadas bem frias em plena primavera. Além disso, a tendência é inclusive de geada nas serras gaúcha e catarinense.

A expectativa de queda na temperatura sobre a Região Sul é projetada para a partir do dia 25 de outubro e as mínimas poderão ficar abaixo dos 8ºC em várias áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, o período tem indicativo de chuva escassa e mal distribuída, com acumulado pouco significativo. Boa parte dos dias serão marcados pela presença do sol com variação de nuvens e chuva com trovoadas isoladas, principalmente no período da tarde e noite. Dos dias 25 e 27, uma frente fria deve provocar chuva e temporais isolados na maioria das regiões.

Aumenta incidência de temporais

Na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.