Cidade, Destaque
Foto: Tiago Piontekievicz/DAV

Ruas centrais de Rio do Sul estavam decoradas no amanhecer de ontem. O tapete de Corpus Christi foi montado pela comunidade nas proximidades da Catedral São João Batista. Às 6h já se via o movimento de pessoas pelas ruas, com serragens, flores, folhas e diversos materiais para decorar as ruas e montar o tapete.

Os membros do coral da Catedral decoraram a rua até às 9h45, e em seguida ensaiaram para a missa e procissão. “Todos os anos nos reunimos aqui e montamos o tapete. É um dia muito especial para nós católicos, um momento muito especial”, comentaram. Logo após foi realizada a procissão com diversos fieis.

Algumas ruas ficaram interditadas até o final da procissão, e outras ficaram em meia pista. Uma equipe da prefeitura fez a limpeza das vias logo após para que o trânsito fosse liberado.

No bairro Canta Galo, este ano não foi montado o tapete, apenas realizada procissão e missa, em meia pista, nas ruas Deputado Walter Roussenq e Wenceslau Borini.

O dia de Corpus Christi

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpus Christi”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A data é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.