Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Rio do Sul sedia no dia 10 de outubro mais uma edição do TEDx, um evento que mistura tecnologia, entretenimento e design e tem como objetivo apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. A programação acontece no Centro de Inovação Norberto Frahn das 14h às 19h30, mas será transmitida também pela internet.

Um dos organizadores, Gabriel de Borba Neto conta que esta será a quarta edição realizada na capital do Alto Vale. “Ele é um evento que teve origem na Califórnia e hoje acontece no mundo todo. Inicialmente ele foi criado para discutir tecnologia, entretenimento e design, por isso a sigla TED. E a repercussão foi tão interessante que se abriu para outros países e outros temas e foi acrescentado o X”, explica.

Ele comenta que no evento se discute todas as temáticas possíveis desde gastronomia, educação, música, tecnologia entre outras. “Nesse ano vamos adotar a temática caminhos. Queremos trazer nove palestrantes que irão discutir temas relacionados a isso, para onde os caminhos nos levam, quais caminhos a gente vem escolhendo, o quanto impacta os caminhos por onde nós passamos. Teremos palestrantes de Rio do Sul, de outras cidades de Santa Catarina e até outros estados”.

A exemplo do ano passado, em 2021 o TEDx será realizado de forma híbrida. “Os palestrantes estarão presentes de forma presencial no nosso estúdio de transmissão no Centro de Inovação, mas o público estará online então será transmitido pelo Youtube e toda a comunidade poderá assistir, aqueles que se inscreveram e foram selecionados e os que não se inscreveram. O diferencial para aqueles que se inscreveram é que eles terão uma experiência diferenciada, algumas salas para poder conversar com os palestrantes e momentos de interação antes, durante e após o evento”, completa.

Gabriel revela ainda que no dia 2 de outubro um drive-thru será realizado no CINF onde os selecionados poderão passar para conhecer os passeios do evento e retirar o seu kit. “O nosso evento tem como objetivo principal compartilhar ideias que mereçam ser compartilhadas, trazendo não necessariamente palestrantes de carreira ou conhecidas na mídia, mas sim pessoas que estão fazendo coisas diferentes na sua comunidade e que mereçam ser replicadas e discutidas”, finaliza.

A organização é formada totalmente por voluntários e o TEDx não tem fins lucrativos