Cidade
Foto: Jorge Matias/DAV

Reportagem: Jorge Matias/DAV

Com o objetivo de prevenir a contaminação por coronavírus, uma clínica médica de Rio do Sul começou a realizar vídeos de orientação médica por meio da internet. De início a a prática será destinadas à dúvidas referentes ao coronavírus, no entanto, questões relacionadas a outros tipos de doenças também serão atendidas.

O médico e diretor técnico responsável pela Rede Doc, Luis Raphael Amazonas Vieira Souto Ferreira, afirma que essa é uma iniciativa que já vem sendo adotada em outras regiões do país. “Clínicas e centro médicos de São Paulo, e Rio de Janeiro, por exemplo, criaram um serviço de atendimento virtual sobre o coronavírus”, lembrou.
Conforme Ferreira, o objetivo dos vídeos é justamente de evitar o contato com os pacientes, o que pode prevenir a disseminação da doença. “A gente está seguindo algumas orientações para fazer o isolamento para evitar ao máximo aglomerações”, disse.

Resolução do conselho

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina, emitida em 2002, descreve que deve haver “o constante desenvolvimento de novas técnicas de informação e comunicação que facilitam o intercâmbio de informação entre médicos e entre estes e os pacientes”.

O documento ainda detalhe que “a Telemedicina deve contribuir para favorecer a relação individual médico-paciente”. De acordo com Ferreira a tecnologia deve ser usada em favor da saúde pública. “Temos inúmeras ferramentas que podem e devem ser utilizadas para melhorar o atendimento médico, inclusive em momentos como esse”, finalizou.