Alto Vale
Foto: Divulgação

Os idosos que participam dos grupos coordenados pelo Cras de Presidente Getúlio estavam ansiosos pelo retorno dos encontros. Não é pra menos. Foram 17 meses sem atividades, mas, neste mês, com todos os cuidados sanitários necessários que a pandemia exige, foi retomada a Dança Sênior, o Coral e os encontros da terceira idade.

A Dança Sênior acontece na segunda-feira e o Coral na quarta-feira, ambos na Associação dos Aposentados. Já os encontros são realizados nas comunidades, com café da tarde, bingo e sorteio de brindes.“O retorno foi com muita responsabilidade, considerando que o público-alvo já foi vacinado contra a Covid-19 e se sente mais seguro para voltar à vida normal”, considera o secretário de Assistência Social, Vanderlei Poffo.

Durante o período sem Dança Sênior e Coral, o Programa de Atenção ao Idoso realizou algumas dinâmicas e propôs atividades de forma virtual. Estes materiais foram editados e enviados aos idosos, para que pudessem publicar em rede social, proporcionando a eles atividades no período de isolamento.

Atualmente, a Secretaria de Assistência Social, através da comissão dos Assuntos da Terceira Idade atende cerca de 800 idosos. A coordenadora, Ivanir Gonçalves, diz que é emocionante ver a empolgação dos idosos ao retornar depois de um ano e meio. “Buscamos manter o contato virtual, mas nada como se reunir pessoalmente”, afirma.

Outras atividades que também foram retomadas são o vôlei, realizado na Serra dos Índios e no Centro e a bocha, que acontece no Clube Cruzeiro.