Cidade
Foto: Adriano Gava

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

Rio do Sul realiza desde o dia 14 de outubro uma testagem em massa nos bairros. O objetivo é determinar o perfil geral epidemiológico da cidade e dessa vez os testes rápidos estão sendo no período noturno junto as Unidades de Saúde para que todas as pessoas tenham a oportunidade de participar. Até essa quinta-feira (29) a ação proporcionou a identificação de 45 casos de Covid no município.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Rio do Sul desde o dia 14 foram realizados 202 testes com 45 positivados e 157 resultados negativos. Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos, o IgM que é considerado como um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido de cinco a sete dias após a infecção, e o IgG, que é considerado um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda e indica que teoricamente a pessoa está imunizada contra futuras infecções causadas por aquele patógeno.

As testagens seguem ainda até o dia 10 de novembro e devem ser feitos mais 117 testes nos bairros Pamplona, Progresso, Rainha, Santa Rita, Santana e Taboão.

Cada bairro terá um em média 1% da sua população testada, ou seja em bairros onde residem mais pessoas o número de testes será maior. Eles estão sendo realizados em pessoas que se inscreveram e estão sendo convidadas para ir até a unidade de saúde no bairro onde residem no período da noite.