Cidade, Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Os números estão sendo atualizados.

Na capital do Alto Vale o prefeito José Thomé foi reeleito com mais de 37% dos votos válidos. O atual prefeito, que tinha como candidata a vice-prefeita Karla Fernanda Bastos Miguel. Ele acompanhou a apuração no Comitê Central, no Centro de Rio do Sul onde também acontece na noite deste domingo a festa da vitória.

Thomé começou o dia acompanhando a mãe para votar por volta das 9h. Já ele votou por volta das 10h da manhã na escola Paulo Zimmermann e chegou acompanhado da esposa, da candidata a vice-prefeita e do marido e da filha dela.

Em segundo lugar ficou Jaime Pasqualini, do Podemos que tinha como vice Joanita Fronza. Ele recebeu mais de 30% dos votos válidos.  Ele votou no Centro Educacional João Back por volta das 8h30.

O terceiro candidato ficou foi Jean Pier Xavier de Liz do PDT. Ele integra a coligação A Rio do Sul que você quer composta pelo PDT e PL e que tem como vice-prefeito Jeferson Vieira. Ele recebeu  mais de 16% dos votos válidos. Ele votou na escola João Custódio da Luz por volta das 11h.

O candidato Coronel Tonet, do PSL, da coligação Um novo Tempo para Rio do Sul, formada por PSL e PP, recebeu mais de 13% dos votos válidos.  Ele, que tinha como vice Albina Peron Goetten de Lima votou na escola Paulo Zimmermann.

O candidato menos votado foi Clóvis Luiz Hoffmann (Cidadania)  com mais de 2% dos votos válidos. Ele integra a coligação O Futuro é agora composta pelo Cidadania e PRTB e tinha como candidata a vice-prefeita   a empresária Sandra Regina Parma. Ele votou por volta das 16h no Colégio Ruy Barbosa.

Balanço é positivo diz juiz eleitoral

O juiz eleitoral da 26ª zona eleitoral de Rio do Sul, Fernando Busarello, fez uma avaliação positiva das eleições 2020 na maior cidade do Alto Vale. Ele revelou ainda que no Bairro Pamplona a votação encerrou no horário previsto das 17h porque alguns eleitores chegaram no horário limite, o que eu acabou fazendo com que a votação se estendesse.

Ele comentou ainda que de modo geral em todas as sessões a votação  foi tranquila e apenas uma urna apresentou problemas técnicos . O magistrado contou ainda que a Justiça Eleitoral  recebeu algumas reclamações em relação a propaganda e locais de votação, mas nada que comprometesse o processo.

Número de brancos e nulos chama a atenção

Em Rio do Sul um dado que chama atenção é o número elevado de votos brancos e nulos. Foram mais de 900 votos em branco e mais de 1.400 votos nulos o que totaliza mais de 2.300 votos que por enquanto é maior que  a diferença entre o primeiro e segundo candidato.