Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch

A posse dos poderes Executivo e Legislativo de Rio do Sul aconteceu no dia 1º de janeiro e algumas mudanças foram anunciadas principalmente na Câmara de Vereadores. Na Prefeitura a maioria dos secretários permanecem à frente das pastas, e a única alteração anunciada pelo prefeito José Thomé foi na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que a partir desse ano passa a ser comandada por Ricardo Pinheiro.

A ex-secretária, Danielle Zanella agora ocupa uma cadeira na Câmara Municipal, e o cargo da vereadora eleita foi assumido pelo educador social que é formado em economia e desenvolvimento regional, Ricardo Pinheiro que já trabalha no serviço público do município há cerca de 10 anos.

“Eu recebi esse convite para fazer parte do governo do Thomé e Karla no final do ano, e para mim vai ser um grande desafio assumir essa pasta tão grande depois que a secretária Dani tocou ela por quatro anos. Ela deixou diversos projetos importantes que nós vamos dar continuidade e vamos dar uma grande ênfase no setor de habitação, tanto que hoje nós já estamos entregando no cartório 33 escrituras de dois loteamentos, o loteamento Liberdade e o loteamento Santa Clara os quais as famílias ainda não tem escritura, então agora nós estamos encaminhando esses papeis para que as escrituras possam chegar nos próximos dias”, comenta.

No ato da posse José Thomé chegou a comentar sobre o secretariado e garantiu que apesar de não haver grandes alterações nos nomes dos secretários, iriam acontecer mudanças na postura da Administração Municipal. “Eu tenho dito a nossa equipe de governo, por mais que a grande maioria por hora permanece, que agora é hora de dar continuidade no trabalho, mas não significa que não teremos mudanças inclusive de postura. Mudanças de atitude no governo que durante a campanha percebemos, e vimos também que há a necessidade constante de nos reinventarmos”, comenta.

A Secretaria Municipal de Administração e Fazenda (Sedaf) continua sendo comandada por Alexandre Matos Pereira. Paulo José Fiamoncini continua à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Na Secretaria de Educação Janara Aparecida Mafra segue no cargo de secretária e Roberta Hochleitner permanece no comando da Secretaria de Saúde. Na Secretaria de Obras e Agricultura quem está no comando é Adriana Ramos, e Daniel Pasa segue à frente da Secretaria de Infraestrutura. Jeberton Fermino permanece comandando a Fundação Municipal de Desportos (FMD) e na Fundação Cultural permanece Rafael Tschumi.

José Thomé ressaltou ainda no momento da posse o entusiasmo e a importância de ter ao lado a vice Karla Fernanda Bastos Miguel, que é a primeira vice-prefeita da história de Rio do Sul. “Estou bastante entusiasmado ao lado da doutora Karla que está nos abrindo portas pois ela é do MDB e que tem deputado Federal na região, deputado Estadual, senador da República que já esteve conosco inclusive nas últimas semanas visitando a região”, avalia.

Marcos Zanis é eleito presidente da Câmara

Os oito novos vereadores eleitos tomaram posse na Câmara Municipal de Rio do Sul no dia 1º de janeiro. Danielle Cristina Zanella, Sueli Teresinha de Oliveira, Adilson Domingos Bonfanti, Cláudio Azevedo da Silva, Eduardo Roberto de Sousa Freitas, Moacir Vieira, Thyago Ferreira Melo e Nilso Crespi foram os novos nomes escolhidos na última eleição municipal que ocorreu em novembro. Os vereadores Marcos Norberto Zanis e Eroni Francisco da Silva, que foram reeleitos, também foram empossados no primeiro dia do ano e permanecem no cargo até 2024.

Marcos Norberto Zanis que já havia liderado o parlamento municipal em 2019, foi escolhido novamente como presidente da Câmara juntamente com a vice Danielle Cristina Zanella. O vereador Thyago Ferreira Melo será o primeiro secretário e Nilso Crespi foi eleito como segundo secretário. Os escolhidos terão mandato de dois anos e ficarão à frente do Legislativo de 2021 a 2022. A primeira reunião ordinária dos novos vereadores está marcada para 25 de janeiro, às 10h, no plenário da Câmara.