Esporte
Família Hellmann, vencedora em 2017 - FOTO REPRODUÇÃO SITE

Inicia hoje (20), em Salete, a 26ª edição do Torneio Familiar de Futsal. A abertura acontece às 19h30, no palco dos jogos, no Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, no bairro Cachoeira.

A solenidade contará com a presença dos atletas das famílias participantes e autoridades municipais e regionais, e será marcada por homenagens, show pirotécnico e apresentação do coral “As Fridas de Taió”. O evento esportivo que já é tradicional na região, tem o destaque para as arquibancadas, que ficam sempre lotadas com a torcida acalorada, e neste ano, reunirá 40 famílias de diversas regiões do Estado, em três dias de animação, reflexão, lazer e disputas acirradas pelo título.

A bola começa a rolar a partir das 21h30 e do lado de fora, em uma tenda montada na frente do complexo esportivo, haverá um baile com a banda Milennium Cia Show. Até a grande final, prevista para o final da tarde de domingo (22), serão promovidas 74 partidas.

Na competição as quatro melhores equipes/famílias receberão premiação em troféus, medalhas e dinheiro. “O Torneio Familiar de Futsal além de ser uma grande atração para o povo Saletense, ele é um evento que movimenta nossa cidade, que traz uma energia boa, e principalmente demonstra a união das famílias do município juntamente com as que vem de fora nos visitar”, comentou a prefeita de Salete, Solange Schlichting, a Chica.

Atrações

Marcado pela integração e festividades entre os participantes, os atrativos do Torneio Familiar de Futsal de Salete não se restringem apenas as disputas em quadra. Em paralelo a competição haverá apresentações artísticas e diversos shows gratuitos durante os três dias, na tenda montada na frente do ginásio.

No sábado (21), das 8h às 22h haverá a continuação dos jogos. Às 09h30, terá a apresentação da Banda KLV; às 13h da Banda Escolta Zero III, seguido de apresentações diversas às 15h e às 18h, a cantora Nádia Menegazzi se apresenta.

Ainda no sábado, as portas do Centro de Evento Padre Afonso da Paróquia Imaculada Conceição – Igreja Matriz de Salete -, se abrem para o desfile e escolha da Garota do Torneio, às 22h30. Em seguida haverá o tradicional Baile da Integração Familiar que neste ano será animado pelo Grupo Talagaço. Os ingressos já estão à venda em pontos comerciais e também estarão disponíveis no Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber.

No domingo (22), das 8h às 21h haverá a continuação dos jogos. Às 10h acontece a apresentação do Grupo Balanço do Sul, às 13h da Cantora Janaina Weiss, às 14h30 a animação é com a Dupla Carol e Geandro, às16h com Vitor e Marcel (Joinville), seguindo às 18h com a animação de música eletrônica do DJ Lukão, e às 19h, o show de encerramento com os Bhoemios.
Lembrando que, além disso, o setor gastronômico conta com serviço de bar e cozinha e também terá a opção de Food Trucks.

História do Torneio

O Torneio Familiar de Futsal de Salete, é realizado todos os anos no mês de Abril, nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber. Foi idealizado por José Celésio Pivatto, que quando foi presidente do CPC da Igreja Católica de Salete, no ano de 1992, com a ajuda de demais membros da comunidade, deu início a história do evento, com a realização da 1ª Edição do Torneio, com o objetivo principal, de integrar as famílias através do esporte.

Nas primeiras edições foram enfrentadas algumas dificuldades, por ser uma novidade, uma competição diferente, mas com muito esforço e dedicação dos organizadores o evento foi ganhando forma e credibilidade. No início não havia limite de participantes, porém a partir da 6.ª e até a 11.ª Edição, houve-se a necessidade de limitar o número de participantes para 30 famílias, depois ampliada para 34 e a partir de 2009, foi ampliada as vagas para 40 equipes.

O torneio é considerado o maior evento esportivo familiar no gênero do Brasil e as famílias participantes são de diversas regiões de Santa Catarina e contam inclusive com a participação de atletas oriundos de outros Estados.
Para participar do torneio familiar todos os integrantes da equipe devem ser parentes entre si, e terem vínculo com um ancestral em comum, ou seja, devem ser membros de uma mesma família, tudo devidamente comprovado através da apresentação de documentação oficial.

Realização

O 26º Torneio Familiar de Futsal de Salete é uma realização da Associação Desportiva e Assistencial Saletense (ADAS), Prefeitura e em parceria com o Conselho Pastoral Comunitário da Igreja Matriz. Parte da renda será destinada ao Hospital e Maternidade Santa Terezinha, entidade filantrópica do município.

Elisiane Maciel