Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/ DAV

A 18ª edição da Feira Virtual do Terneiro Gado Geral e Reprodutores em Alfredo Wagner já tem data marcada. O popular evento está previsto para o dia 4 de outubro e os lances serão pela primeira vez através da internet, se trata de um leilão virtual em razão da pandemia, mas os compradores que se cadastrarem em visita para a manhã do domingo (4) poderão  ver os animais de perto.

De acordo com um dos organizadores do evento, Ivan Dornelles Andersen, a feira acontece duas vezes ao ano, mas como a pandemia impediu a realização nos meses anteriores, esta será a primeira do ano e ainda assim seguirá protocolos de segurança para não haver contaminação pelo vírus. “Já fazemos essa feira há alguns anos, sempre no mês de maio e outubro, maio nós não fizemos por causa da pandemia, e agora como houve autorização do Governo do Estado para fazer virtual, com apenas 30% da capacidade máxima de público, vamos fazer no dia 4 de outubro”, comenta.

Segundo o organizador há vendedores e compradores de várias cidades e até o momento já são aproximadamente 300 cabeças de gado inscritas. “São terneiros, terneiras, novilhas e bois reprodutores de várias raças, principalmente das raças usadas aqui na região. O pessoal que vende é de toda a região, já temos  em torno de 300 cabeças inscritas e a gente espera que dê bem mais”, afirma. Questionado sobre valores de lances, ele explica que nesta edição, as fêmeas vão entrar a R$7 o quilo e os machos a R$7,50 o quilo.

O ano típico despertou a criatividade em diversos setores, na realização de eventos também, foi preciso adaptar O que antes era uma tarefa totalmente presencial contará agora com a ajuda das tecnologias. “Vamos fazer através de uma firma leiloeira, especializada nesse tipo de leilão. O leilão será vendido em três parcelas com 30, 60 e 90 dias. As pessoas para comprarem precisam ter um cadastro pré- aprovado, essa vez como será virtual as pessoas precisarão acompanhar através do canal do youtube, da Tarumã Remates”, destaca. Ele conta ainda que haverá a possibilidade de recepcionar até 30% da capacidade máxima de ocupação e que os compradores que chegarem no domingo(4), no período da manhã e que se cadastrarem serão recebidos.

Os lotes de até 15 animais são de várias cidades da região, como Imbuia, Ituporanga e Chapadão do Lageado, mas há inscrições também dos municípios de Alfredo Wagner e Bom Retiro. “ A gente tem vendedores do Alto Vale, mas principalmente compradores. Muitos costumam vir de Aurora, Rio do Sul, Pouso Redondo, Ituporanga. Eles compram normalmente  para fazer matriz para reprodução, touro reprodutor ou engorda e abate futuramente”, avalia.

Leandro Xavier é de Ituporanga, mora na comunidade de Três Barras e conhece o evento porque participou de edições nos anos anteriores.  “Já participei em outros anos, sempre comprando, mas este ano vou participar vendendo.  Ainda não dei resposta sobre quantas cabeças vou levar, mas acredito que leve em torno de 20. A única preocupação é que agora vai ser pela internet, então a pessoa não pode ver de perto”, finaliza.

Os interessados podem entrar em contato através do whatsapp (48) 99945-5245 e obter mais informações.