Cidade
Foto: Arquivo

O decreto municipal que autoriza a retomada do transporte coletivo em Rio do Sul foi assinado na manhã desta sexta-feira(4), e deve publicado no Diário Oficial nesse final de semana. O início das atividades da empresa Ônibus Circular deve acontecer na próxima terça-feira (8), e as linhas não deverão sofrer alterações no horário.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, cada ônibus terá capacidade de atendimento máximo em até 50% do número de passageiros, identificando os assentos que não deverão ser utilizados. Será priorizada a comercialização de bilhetes por meios digitais ou internet e é dada preferência para que os veículos estejam com as janelas abertas. O uso de máscara é obrigatório para passageiros e funcionários, assim como a disponibilização de álcool gel.

Por serem do grupo de risco, idosos não estão autorizados a usar o transporte coletivo. E caberá a empresa monitorar diariamente a operação de transporte para evitar a aglomeração de pessoas, disponibilizando a quantidade de frota necessária e incrementando horários de linha extra, se necessário. É proibida a redução de linhas e é incentivado o incremente para evitar aglomerações.

Os ônibus precisarão ter uma limpeza especial e frequente em áreas como apoios de braço, maçanetas, pegadores, catracas e poltronas, além de desinfecção total do veículo. Rio do Sul incluiu algumas medidas ainda mais restritivas do que a portaria do Governo de Santa Catarina, tornando obrigatório a instalação de equipamento que protege motorista e o cobrador.

A fiscalização do serviço será de competência da vigilância sanitária e epidemiológica do município e da Guarda Municipal. O descumprimento de regras é passível de multa à empresa de transporte coletivo.

Os horários podem ser encontrados no site da prefeitura ou no site da empresa Ônibus Circular.