Alto Vale
Foto: Helena Marquardt

Portadores de doenças crônicas começaram a ser vacinados contra a covid-19 nesta quarta-feira, dia 05 de maio, em Trombudo Central. Até o momento a imunização estava focada em trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos. Já em Rio do Sul, a imunização começa amanhã (06).

Podem receber a primeira dose da vacina, pessoas com comorbidades na faixa etária de 50 a 59 anos com doenças cardiovasculares, diabetes, imunodeprimidos, obesidade mórbida e deficientes físicos. Gestantes e puérperas também serão imunizadas contra o vírus.

Os portadores destas doenças deverão apresentar receita médica, exames ou indicação mdoédica que comprove a doença crônica, além do Cartão SUS e documento de identificação com foto. De acordo com o secretário de Saúde, Alésio Jung, a vacinação dos idosos continua. “O município está vacinando idosos com mais de 60 anos, ainda há doses para atender todo esse público”, destaca.

Vacinação em Rio do Sul

A nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, inicia amanhã (06), mas somente na próxima segunda-feira(10) as doses estarão disponíveis. Esta etapa é destinada às pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Esta definição está disposta na Deliberação 054-CIB, de 2 de maio de 2021. O acesso a todos os detalhes se encontra no site www.riodosul.sc.gov.br e clicando no banner: “Orientações para vacinação contra a Covid-19”.

O método de vacinação deste público-alvo  será feito em duas fases no município. Para ter direito à vacina, a pessoa precisa procurar sua unidade de saúde de referência e entregar documentação comprobatória. Lá será feito o agendamento da aplicação da vacina em local e horário determinado pela Secretaria de Saúde. As imunizações deste público-alvo começam na segunda-feira (10), sempre no Centro de Eventos Hermann Purnhagen.

Uma lista com os tipos de comorbidades está disponível em um site específico para informações desta fase. É importante observar que é necessário levar cópia dos documentos para agendar a vacinação dose 1, pois ficarão retidos na unidade de saúde.

Informações no site: www.riodosul.sc.gov.br, no banner “Orientações para vacinação contra a Covid-19”