Sem categoria
Foto: Caio Marçani

O Oratório Nossa Senhora das Graças, na Serra do Amuado em Laurentino, que recebeu a construção da maior estátua de Nossa Senhora das Graças do mundo, com cerca de 25 metros de altura e R$ 500 mil em investimentos, deverá receber no próximo ano novas obras para melhor atender os turistas.

A imagem terá novas fases de construções, com a colocação de uma coroa adornada com 12 estrelas e iluminação nas mãos da imagem. A rampa de acesso também deverá receber melhorias, para atender melhor os cerca de 1,5 mil turistas que visitam o local aos fins de semana, impulsionando na região o turismo religioso.

Outra preocupação dos mantenedores do local, é a implantação de uma lanchonete, um restaurante, como também banheiros que permaneçam abertos para atender os visitantes. De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Oratório, Lúcio Klock, o espaço tem recebido visitantes das mais diversas regiões e estados do Brasil. “O pessoal acaba passando por aqui, sabe da imagem e vem visitar. Ou, até mesmo, pessoas que vem visitar parentes na região e acabam vindo conhecer esse novo atrativo para o turismo religioso”, explica.

A possibilidade é que o serviço de bar e cozinha ofertado aos turistas seja terceirizado, explica o presidente. “Sem dúvida essa imagem deverá estimular cada vez mais o turismo religioso e o desenvolvimento da região, não só de Laurentino. Não só os devotos de nossa Senhora das Graças se surpreendem com a imagem, todos saem encantados com a escultura”, comemora Klock.

Histórico da construção

Seis anos após o início da construção, a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo foi inaugurada em 26 de novembro, em Laurentino. O projeto envolveu toda a comunidade, que doou diversos materiais ao longo dos anos.
De acordo com Klock, o projeto iniciou com a construção do fundamento da imagem da Santa, que foi finalizado há dois anos. Já a estrutura de ferro foi doada em 2016, e em fevereiro deste ano a escultura começou a tomar forma. “As doações foram feitas pela comunidade, e com os devotos a gente conseguiu esses recursos para poder conseguir a construção”, explica o coordenador.

Oratório Nossa Senhora das Graças

Construído em 1947, o Oratório Nossa Senhora das Graças completou 70 anos em 2017. Segundo Klock, poder realizar a inauguração da escultura junto a este marco é muito gratificante. “Hoje ela é a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo e o objetivo maior é para oração, para reativar o oratório. É um oratório pequeno, que começou em 1947. Um senhor acamado fez uma promessa e essa promessa ele conseguiu”, conclui.