Alto Vale
Foto: Ederley Bruno

O Prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, a secretária de Saúde, Rozi de Souza, demais secretários, vereadores e servidores, realizaram a inauguração da extensão da Unidade Básica de Saúde do Palmital, denominada Guilherme Althoff Junior.

Em seu discurso, Horst Alexandre agradeceu a presença da comunidade e lembrou de todo o trabalho realizado para que essa UBS pudesse ser construída. Posteriormente, a administração e os familiares do homenageado, descerraram a placa e também abriram as portas da nova unidade.

Homenagem

O projeto de lei ordinária N.° 019/2021, para a nomeação da UBS, foi de autoria dos vereadores Flavio Molinari, Aroldo Peicher Junior e Clarice Fonseca Longen.

Guilherme Althoff Junior, mais conhecido como Seu Vili, filho de Guilherme Althoff e Verginia Althoff, nasceu em Lages no dia 31 de dezembro de 1906, tendo permanecido boa parte da sua infância ali.

Mais tarde, foi morar em Rio do Sul, onde era ferreiro, celeiro e fazia outros bicos. Depois veio para Taió, onde era carroceiro, fazia frete de mantimentos para o dono do mercado Hartwig Ern.

Guilherme foi o primeiro morador do Palmital, onde fez um rancho pequeno de coqueiro rachado e ali morou. Foi medidor de terras para a Companhia Salinger, todo o Palmital, Induma, Dona Emma e Witmarsum.

Ainda, Seu Vili “arrumava” pernas e braços quebrados (tudo de forma natural, com talinhas de taquaras). Grande domador de cavalos. Ajudou na primeira escolinha do Palmital, na Igreja também, desde o começo até o fim. Sabia muito de marcenaria, era ótimo em matemática, cartas enigmáticas e a Bíblia Sagrada.

Foi casado com Albertina Martha Althoff, onde tiveram 5 filhos: Vitor, Lauro (que foi o primeiro filho nascido no Palmital), Rodolfo, Osné e Dario. Faleceu no dia 16 de março de 1986, deixando um lindo legado.

A homenagem de nomear com seu nome o Posto de Saúde da Localidade de Alto Ribeirão Palmital irá selar sua contribuição de trabalho e assiduidade na história do município de Taió, notadamente naquela Localidade.