Alto Vale
Foto: Divulgação

Uma reunião com professores e mestres do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) com a prefeita de Salete Solange Schlichting, a Chica, definiu detalhes do projeto piloto que será implantado na Escola Bernardo Rohden. O projeto de extensão, que utiliza a coleta de recicláveis como instrumento de desenvolvimento social e educação ambiental, faz parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

Desde da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, as discussões acerca da necessidade de gestão compartilhada evoluíram. Hoje, se entende que cidadãos, governo, setor privado e sociedade civil organizada, passaram a ser corresponsáveis pela gestão ambiental adequada dos resíduos sólidos.

Por isso a necessidade de promover ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem como estratégias municipais. O programa é coordenado pela professora e mestre em Desenvolvimento Regional, Márcia Fuchter que apresentou o projeto.
Além da prefeita Chica, participaram da reunião, a secretária de Educação Joana Demori, a diretora da Escola Bernardo Rohden, Solange Brocardo, a secretária de Administração, Solenir Amorim Venturi e os professores Daniel Rodrigo Strelow e Anielle Gonçalves de Oliveira.