Alto Vale
Foto: Divulgação

Pensando no melhor atendimento para a comunidade, a Administração Municipal de Dona Emma, através da Secretaria de Saúde está realizando algumas adequações com recursos próprios na Unidade Integrada de Saúde Mário Frare no Centro. A demanda no local teria aumentado significativamente nos últimos meses.

Segundo o secretário da Saúde, Simão Hasckel as mudanças facilitarão o atendimento na Unidade, já que o município está passando por um crescimento e desenvolvimento. “O nosso município está crescendo e com certeza estamos acompanhando esse momento para que quem procura a nossa unidade possa ser bem atendido”, diz Simão.

Algumas melhorias estão sendo realizadas como a mudança do local da sala de emergência, ficando mais próxima da sala do atendimento médico, além de uma ampliação de três salas como consultório da equipe de Enfermagem.

Os quartos de observação também passaram por mudanças na Unidade Integrada de Saúde Mário Frare. O principal objetivo dessas mudanças é para facilitar o trabalho dos profissionais e dar mais conforto a quem precisar de atendimento, seja ele de rotina, ou de urgência e emergência.
Outra novidade, será a implantação de um consultório odontológico na própria Unidade de Saúde no centro. Essa sala está sendo preparada com novas mobílias e aquisição de cadeira odontológica, bem como demais equipamentos. “A ideia é futuramente implantar o serviço de Raio X dentário, por isso já estamos trabalhando para adaptar a sala com todos os equipamentos necessários”, enfatiza o secretário.

Ele relata que o atual consultório, localizado em uma sala próximo a EEB Lindo Sardagna, no Centro, também recebeu melhorias e permanecerá com atendimentos das duas cirurgiãs-dentistas, bem como nas demais Unidades de saúde.

Novas aquisições

O município de Dona Emma através da Secretaria da Saúde adquiriu um aparelho de ultrassom diagnóstico de imagem 2D, com recursos próprios no valor de R$ 83.794,00. Com essa compra, agora os moradores poderão estar realizando os seus exames no próprio município.
O novo equipamento, além de ser digital e de alta resolução, tem capacidade para realizar exames de diversas especialidades médicas.
Simão destacou que a compra do aparelho irá suprir uma das necessidades no atendimento médico da população facilitando o acesso e evitando deslocamento para outra cidade. “Esta aquisição é um grande avanço para a saúde do município, pois contribuirá com a agilidade dos pedidos de exames, aumentando com isto, a eficácia de diagnósticos”, ressaltou.

O secretário ainda comenta que o setor da Saúde recebeu no início do ano um novo veículo modelo Mercedes Benz Sprinter Van 17 lugares, zero KM, ano e modelo 2020/2021, utilizado para transporte de pacientes da Saúde. Esse veículo foi adquirido com recursos da emenda parlamentar do deputado Federal Celso Maldaner no valor de R$ 150 mil e o restante foi contrapartida do município de Dona Emma.

Simão revela ainda que mais novidades estão por chegar. O município estará adquirindo uma nova ambulância com recursos de emenda parlamentar do deputado Jerry Comper, além de dois veículos para transporte de pacientes com recursos de emenda parlamentar do deputado Ismael dos Santos.