Cidade
Foto: Divulgação

As unidades básicas de saúde de Rio do Sul voltarão a atender em período integral a partir de 2 de agosto, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A decisão da Secretaria de Saúde é por conta do retorno de todos os profissionais que estavam cedidos ao Hospital Regional Alto Vale para auxiliar no atendimento aos pacientes com Covid-19. Como há uma redução no número de internados, não é mais necessário esta parceria, que pode ser reativada caso a situação se reverta.

Assim, todas as unidades de saúde de Rio do Sul voltam a ter as equipes completas e poderão atender o dia todo. As extensões nos bairros Albertina, Navegantes, Santa Clara e Valada São Paulo permanecerão fechadas, pois ainda há um grupo de servidores afastados, por serem do grupo de risco ou de licença maternidade.

O prefeito José Thomé explica que a parceria com o Hospital Regional foi muito importante em um momento bastante conturbado da pandemia, com alto número de internações de pacientes com Covid-19. “Agradecemos o empenho dos nossos profissionais que se dedicaram desde março neste trabalho em conjunto com o Hospital Regional Alto Vale e que ajudaram a comunidade em momento crucial da saúde pública”, explica.
A secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, ressalta que as unidades terão um processo de adaptação e organização das agendas, podendo assim ampliar os atendimentos ao longo do tempo.

“Ficamos felizes e gratos por tanto empenho dos nossos servidores. Foram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que se colocaram à disposição para contribuir com o Hospital Regional e que aos poucos, já foram retornando a sua função original no município, pela redução da demanda. Agradecemos ainda a toda a população que entendeu a urgência, já que muitas unidades tiveram o atendimento reduzido durante a semana, para que os profissionais pudessem se dividir nas atividades no Hospital”, comenta a secretária.