Cidade
Foto: Rafael Stuy/Ilustrativa

Moradores de Rio do Sul que tem 90 anos ou mais, já podem ficar atentos para a possibilidade de receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ainda nesta semana. Com a entrega de um novo lote de 670 doses para o município, na medida em que as unidades de saúde dos bairros forem recebendo o material, os idosos cadastrados na UBS serão chamados para a imunização.

O mais provável é que nesta quarta-feira (10), todas as unidades recebam as doses e os idosos possam ser chamados. A partir de quinta-feira, não é mais necessário aguardar o chamado dos responsáveis pela UBS. Toda pessoa com 90 anos ou mais, domiciliada em Rio do Sul, tem direito de receber a vacina.

É importante que a pessoa, com acompanhante ou sozinha, vá de máscara e leve documento de identidade, no horário de atendimento da unidade, das 7h30 às 13h30. Os acompanhantes menores de 90 anos ainda não tem direito a receber a imunização e terão que aguardar.

As unidades com vacinação neste momento são as dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Boa Vista, Bremer, Budag, Canoas, Canta Galo, Fundo Canoas, Laranjeiras, Progresso, Pamplona, Rainha, Santa Rita, Santana e Taboão. Quem reside em outras regiões pode se dirigir até a Policlínica, no Centro, das 8h às 16h30.

A Secretaria de Saúde reforça que, por ter recebido em torno de 670 doses da vacina, o idoso precisará procurar a unidade de saúde até sexta-feira (12). É que ainda há vários profissionais de saúde que se cadastraram para receber a vacina mas ainda aguardam o chamado. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda que, pelo menos, 90% dessas doses já sejam aplicadas em idosos nesta semana.

Para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, é importante que a família faça contato com a unidade de saúde para organizar uma eventual visita em domicílio. Aqueles com situações de saúde especiais, como imunossuprimidos, precisam de prescrição médica liberando a vacinação e também podem fazer contato com a unidade de saúde.

A Secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, ressalta que o número de vacinas que chegaram em Rio do Sul ainda é pequeno e os idosos abaixo de 90 anos, assim como os demais grupos de público-alvo da vacinação, ainda precisam aguardar. “Aos poucos vamos fazendo as convocações. O importante é que na medida em que mais doses são entregues, possamos fazer a imunização de maneira organizada”, explica a secretária.

 

Vacinação contra a Covid-19 em Rio do Sul

Público: Pessoas com 90 anos ou mais

Atendimento das 7h30 às 13h30

Barra do Trombudo
Barragem
Bela Aliança
Boa Vista
Bremer
Budag
Canoas
Canta Galo
Fundo Canoas
Laranjeiras
Progresso
Pamplona
Rainha
Santa Rita
Santana
Taboão