Política
Foto: Divulgação

Rafaela Correa/DAV

Após três meses de mandato no Legislativo de Ituporanga, o vereador Feliciano José Paes do MDB, mais conhecido como Netto faz um balanço das primeiras metas alcançadas pela bancada. Ele destaca a preocupação com a Saúde e fala sobre a busca de emendas para várias áreas. Segundo ele, até o momento os recursos já contabilizam R$4 milhões, entre verbas assinadas e outras que ainda aguardam trâmites legais.

Netto explica que os primeiros meses na Câmara foram satisfatórios e que nesse período de pandemia é ainda mais importante manter o diálogo com as autoridades de saúde e que por isso os vereadores estão buscando recursos para o Hospital Bom Jesus. “Vivemos um momento delicado em relação a saúde pública e estar em consonância com as autoridades de saúde é importante. Temos tido um diálogo muito bom com o HBJ, e conseguindo trazer e buscando ainda mais recursos necessários e importantes, principalmente no enfrentamento a crise do coronavírus”, comenta.

Em relação às conquistas ele afirma que com pedidos feitos aos deputados do partido, algumas emendas foram liberadas e outras aguardam liberação, mas ao total, o valor chega a R$4 milhões. Netto destaca que a bancada tem conseguido benefícios para a cidade e fala do aumento de efetivo para a Polícia Militar e de um novo caminhão para atuar no combate aos incêndios na região. “Importante ressaltar os avanços que tivemos com a atuação na Segurança Pública, conseguindo recentemente por intermédio do deputado Jerry Comper, mais dois policiais militares para Ituporanga. O que acredito ser uma das grandes conquistas nesses primeiros meses de trabalho foi também conseguir para o Corpo de Bombeiros, um novo caminhão Auto Bomba Tanque Florestal, que vai atuar no combate aos incêndios florestais e em estufas, uma aquisição que vai potencializar os serviços prestados não somente para Ituporanga, mais diretamente a uma população de 50 mil habitantes da nossa região. Sofremos muito com os incêndios nas estufas, o caminhão que temos não tem capacidade de grande volume de água, precisando sempre do apoio do caminhão pipa da prefeitura, que muitas vezes não está disponível”, afirma.

Netto também é professor e por esse motivo ressalta a necessidade de melhorias para a Educação garantindo que essa é uma das bandeiras levantadas por ele, assim como o esporte. Segundo o vereador é preciso encontrar formas de incentivar efetivamente os atletas. “Atualmente a briga na Câmara é pela Criação da FMD, uma Fundação Municipal de Desportos, que sem dúvidas vai dar mais autonomia para a pasta, conseguindo captar recursos diretamente para o esporte que há muito tempo não recebe a atenção merecida, visto que bons atletas não faltam em várias modalidades, mas que acabam se destacando e disputando campeonatos e torneios por outras cidades. Não podemos ficar só nos projetos, temos que tirar do papel, fazer acontecer. O esporte atrelado a Fundação Fexponace nunca vai conseguir deslanchar em Ituporanga. Já fiz duas indicações ao Executivo pedindo a criação, porém até agora não tive resposta”.

O vereador ainda destaca a necessidade de mudança no jeito de legislar e diz que os colegas de bancada têm o mesmo pensamento. “Inovar no jeito de legislar e avançar nas conquistas, para isso é necessário ser rigoroso no controle dos gastos públicos, exigir qualidade, eficácia e eficiência nos serviços oferecidos à população. O tempo dos clientelismos e de paternalismos, ficou para trás, não cabe mais aos dias atuais. Não tenho medo de assumir posturas e nem de tomar decisões aparentemente impopulares. Se for preciso dizer “não”, direi, sem nenhum receio, ocupo uma cadeira para cumprir a verdadeira função do vereador, e fazer a coisa certa, cumprindo rigorosamente as leis, doa a quem doer, e desta forma, não vou poupar esforços para fazer valer e orgulhar cada voto recebido”, completa.