Alto Vale
Foto: Divulgação

Rafaela Correa/DAV

O projeto Vereador Mirim em Ituporanga faz parte da Escola do Legislativo. No município, os alunos participam de sessões mensais durante um ano, fazem reinvindicações e ainda sugerem projetos de lei que podem ser aprovados e finalmente sair do papel. A Hagda Gabriela foi empossada em março do ano passado e agora buscou durante visita à Caxias do Sul, conhecimento político na Câmara de Vereadores da cidade para poder melhorar o seu mandato e entender um pouco mais sobre a política nos grandes centros.

Ela conta que foi muito bem recebida pela vereadora Marisol Santos (PSDB), que foi indicada pela Mesa Diretora como diretora da Escola do Legislativo. Segundo ela, foi muito importante observar o andamento do legislativo em outros municípios e poder, inclusive, tirar ideias para sugerir implantação em Ituporanga. “Eu gostei muito do atendimento de todos os funcionários. Algo interessante foi saber que a Marisol já atuou como jornalista por alguns anos, e é muito interessante o jornal que eles possuem lá, o canal de TV e principalmente o plenário incrível. Gostaria de implantar isso na Câmara de Vereadores de Ituporanga também”, conta. Hagda diz que fez amizade com Marisol e que trocaram contato para que ela a auxilie em alguns projetos e dê dicas de política e também de jornalismo.

A vereadora mirim que já teve conquistas no mandato diz ainda que está com várias ideias e projetos que podem ser implantados em Ituporanga. “Eu saí de lá com um pensamento muito diferente sobre como funciona a política em uma cidade grande, e com várias ideias de projetos que eles implantam lá, que pode ser muito legal pra nossa cidade”, afirma.

Segundo Marisol Santos que foi eleita pela primeira vez no pleito do ano passado, a visita da Hagda foi importante, já que toda a estrutura foi apresentada. Além disso, para ela a participação dos jovens no meio político é algo a ser valorizado. “Nós conversamos sobre a estrutura da Câmara de Vereadores aqui na nossa cidade. Hoje são 23 vereadores, até porque a nossa cidade tem mais de 500 mil habitantes e nós levamos a Hagda para conhecer um pouco da estrutura, o plenário, as comissões, os gabinetes, a parte administrativa, legislativa, de recursos humanos. Foi muito importante essa visita porque a Hagda nos mostrou um pouco do trabalho que é realizado no projeto do vereador mirim e nós pudemos compartilhar um pouco de como funciona aqui em Caxias do Sul, o projeto “Vereador Por Um Dia” também da escola do legislativo”, explica.

Marisol conta ainda que o projeto é essencial por trabalhar educação política e cidadania. “Eu sou jornalista de formação e relações públicas, mas também fui professora em escolas municipais e particulares de Caxias do Sul e entendo que a educação precisa ser sempre prioridade e que preparar as nossas crianças e os nossos jovens para o entendimento do papel deles na sociedade é algo essencial. Então a visita da Hagda nos trouxe muito da esperança mesmo em dias melhores, diante dessa preocupação dela com a política e também nos colocou ainda mais a responsabilidade de levar, ampliar sempre que possível, levar a todas as pessoas a ideia de quanto o legislativo, o executivo, judiciário são importantes, o quanto precisamos entender de cada um desses poderes para que a gente cumpra efetivamente o nosso papel na sociedade”, finaliza.