Política
Foto: Amauri Abe

Reportagem: Kelley Alves

A intenção do Executivo é que sejam distribuídas mais 835 vagas de estacionamento na Área Azul de Rio do Sul. O assunto foi tema de debate durante a sessão desta segunda-feira (07) na Câmara de Vereadores. Segundo a chefe de Divisão de Trânsito, Nicolle Pacheco Woiblet, que fez a explanação aos parlamentares na tribuna, as novas vagas serão viabilizadas nas ruas Dom Bosco, Duque de Caxias e General Osório, no bairro Jardim América. “Dessas 835 vagas, já temos 345 sinalizadas, mas ainda não em funcionamento”, acrescenta.

Ainda segundo Nicolle, as ruas já estão sinalizadas, mas as vagas só poderão ser operadas quando a Área Azul, concessionária do serviço, receber as máquinas de etiqueta. “Até o momento, eles já têm selecionado a ampliação da equipe e novos pontos de venda. Mas o prazo definitivo para início da ampliação e cobrança ainda depende da chegada dos equipamentos”, prevê.

Abaixo-assinado reúne 450 assinaturas contra a proposta

De acordo com o presidente da casa, Thyago Ferreira Melo, as opiniões divergentes sobre o assunto levantaram a necessidade de um novo encontro, que foi marcado para a próxima quinta-feira, à 8h30min, com participação da comunidade. “Os vereadores fizeram vários questionamentos e surgiu a necessidade de um novo encontro com todos os envolvidos e a comunidade. Até porque temos aqui na câmara um abaixo-assinado que reúne mais de 450 assinaturas contra esta proposta”, enfatiza o presidente.

Segundo a chefe de trânsito da prefeitura, o principal ponto de discussão é principalmente por que os funcionários das empresas estão insatisfeitos com a perda de estacionamento. “Eles procuraram os vereadores achando que a implantação passa pela aprovação deles, mas o legislativo só é comunicado”, explica a técnica, que não descarta a alteração da proposta atual após a reunião de quinta-feira. “Esperamos achar soluções para agradar a todos. Temos clientes insatisfeitos em usar um comércio da cidade pela falta de vagas e temos funcionários insatisfeitos que terão que estacionar longe”, expõe.

Atualmente o município de Rio do Sul conta com aproximadamente 1.200 vagas de Área Azul, que são administradas pela Apae do município. O usuário paga R$ 1 a cada meia hora podendo utilizar o espaço em até duas horas.