Alto Vale

Reportagem: Gabriela Szenczuk/DAV

Nesta semana foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores de Lontras para discutir propostas de redução de salário dos parlamentares do município e uma resolução da mesa diretora estabeleceu regras para o desconto temporário na folha de pagamento nos meses de junho, julho e agosto.

Ficou decidido, que os vereadores que desejarem contribuir com uma parte de seus salários deverão apresentar um ofício, por escrito, ao presidente da Câmara, Glauco Kuhl, até o dia 10 de junho. O presidente lembra que o desconto de que trata o artigo é a título de doação ao município. Segundo Glauco, a vereadora Amélia propôs a ideia de doação de 10% dos salários há cerca de um mês, e nesta semana, na reunião da Câmara a resolução foi aprovada, mas com descontos e doações que ficam a critério de cada vereador. “Agora vamos construir juntos, depositando numa conta da prefeitura, não só para a saúde. Como também há seca e estiagem e outras demandas, dependendo da quantidade dos valores que forem arrecadados, vamos procurar atender as necessidades do município em todos os sentidos. Saúde, Assistência Social e Agricultura”, concluiu.

A vereadora Amélia Terezinha Odorizzi de Souza, disse que ideia de doação de parte do subsídio dos vereadores é para ajudar as famílias que moram principalmente no interior do município e estão sofrendo com a estiagem que atinge todo Alto Vale e surgiu após fazer visitas para algumas famílias que dependem de nascentes ou poços que hoje estão praticamente secos. “A prefeitura está ajudando a cavar os poços, mas algumas famílias não têm condições de comprar mangueiras ou tubos que são usados para trazer água até à residência”, relata. Segundo a vereadora, o objetivo é, com o valor doado ao município, ajudar estas famílias que estão passando por dificuldades, uma vez que como não há previsão de chuva nos próximos dias e a tendência é que a situação se agrave. “Sei que não vamos conseguir atender a todos, mas se cada um fizer um pouquinho temos certeza que passaremos por mais essa situação de emergência que atinge nossa região”, conclui.

O vereador André Saffier relata que vê a ideia como uma iniciativa muito boa e que deveria ser seguida pelos comissionados e pelas demais Câmaras de Vereadores e Executivo de todo Alto Vale. “É uma forma de estar ajudando de algum jeito quem realmente precisa de ajuda nesse momento”, diz. Ele conta, ainda, que estudos estão sendo feitos para direcionar as doações a setores mais necessitados, como a agricultura por conta da estiagem, por exemplo. Mas ele e os demais vereadores de sua bancada propuseram a ideia de que as doações fossem destinadas à Assistência Social para estar comprar cestas básicas e suprir outras dificuldades do município. “É uma iniciativa que eu vejo com muita valia, pois precisamos ajudar nesse momento difícil quem realmente mais precisa”, conclui o vereador.