Cidade
Foto: Divulgação

 

Jorge Matias

 

Na tarde desta quarta-feira (6), a Defesa Civil de Rio do Sul interditou totalmente um trecho da rua Conselheiro Willy Hering, entre o bairro Bela Aliança e a cidade de Lontras. Um deslizamento de terra na semana passada já havia obrigado o fechamento parcial da pista, mas a chuva dos últimos dias intensificou o problema.

 

Por questões de segurança, a recomendação é que a passagem de veículos, pedestres e ciclistas fique proibida enquanto o município discutirá com o Governo do Estado, uma alternativa de recuperação do local. Técnicos da Defesa Civil do município e do Estado estão monitorando o local e tem uma vistoria marcada na segunda-feira (11) com a presença de um geólogo, para avaliar a reabertura ou fechamento em definitivo.

 

De acordo com o técnico da Defesa Civil de Rio do Sul, Daniel Pasa, as chuvas que assolaram a região na última semana de outubro já haviam danificado o local que continuou a cair após o temporal de terça-feira (5). “Em conjunto com a Defesa Civil do estado resolvemos interditar a via temporariamente até segunda-feira. Depois do parecer do geólogo será avaliado a liberação de meia pista ou apenas passagem de motos”, afirma.

 

A prefeitura de Rio do Sul comunicou por meio da Assessoria de Imprensa que o município já acionou o Estado sobre a possibilidade de reconstrução da pista.

 

Como ficam os horários de ônibus

 

Devido a interdição da via, todo o trânsito que liga as cidades de Rio do Sul e Lontras, via bairro Bela Aliança foi deslocado para a BR-470. A empresa Ônibus Circular divulgou um comunicado onde informa que mantêm os horários habituais das linhas, mas comunica as alterações de horário na rota Rio do Sul/Riachuelo.

 

A rua Conselheiro Willy Hering é uma via que liga Rio do Sul a Lontras e que servia como alternativa para acesso aos dois municípios sem passar pela BR-470, agora, a principal forma de ligação entre as duas cidades com infraestrutura de trânsito.

 

Os ônibus irão sair do Terminal Urbano em Rio do Sul e seguirão até o Bairro Bela Aliança, no ponto próximo da Ponte Pensil, depois os coletivos retornam via BR-470 e seguem até o ponto final no bairro Riachuelo em Lontras. Na linha Riachuelo/Rio do Sul, a saída irá ocorrer no local de costume, seguindo até a divisa dos munícipios de Lontras e Rio do Sul e depois retornando via BR- 470. A empresa lembra que por conta da adequação pode haver atrasos na linha e que a alteração permanecerá até que seja liberado o acesso da via.