Alto Vale

O maior evento agropecuário do Vale do Itajaí que iniciou na tarde desta quarta-feira (13), segue até o fim do dia de hoje (15), no Polo Tecnológico em Lontras. O Dia de Campo Cravil, tem como objetivo apresentar ao produtor rural os lançamentos recentes em tecnologias, produtos e serviços destinados à agricultura e à pecuária.

O evento já teve avaliação positiva dos agricultores que passaram pelo Polo, como é o caso de Gabriel Dela Justina, de Agronômica, que afirmou que o evento é importante para agregar conhecimento próprio.

“É um incentivo que a Cravil faz para o pessoal estar por dentro das novas tecnologias, formas de manejo tudo para incrementar na nossa propriedade”.

Quirino Effting, que também é agricultor e que mora na Serra dos Índios, em Presidente Getúlio, participou do evento e aprovou as tecnologias.

“Tem muita tecnologia nova aqui que a gente vai acompanhando, embora que a gente na propriedade já aplica muita tecnologia, mas aqui a gente sempre aprende alguma coisa a mais”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

A edição 2019 do Dia de Campo Cravil conta com algumas novidades e na parte agrícola, o destaque é a demonstração de pulverização com drones, tecnologia que vem crescendo ao redor do mundo e está chegando na região. O sócio da Agrize, que é a empresa que está apresentando os drones no Polo, Igor Luduwichack da Silva, disse que a tecnologia é inédita e que o intuito é trazer para a realidade do campo as aeronaves remotamente pilotadas.

“É inédito, o que nós estamos fazendo é trazer para a realidade do campo aquilo que a gente tem assistido constantemente na televisão, que é o uso de tecnologias como aeronaves remotamente pilotadas, os drones, para a agricultura. Para Santa Catarina a gente tem a oportunidade dentro da cadeia produtiva de arroz, de trazer esse benefício para o produtor que é a qualidade de vida”.

Igor conta ainda os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar para as culturas.

“Com essa tecnologia você tem um menos amassamento da cultura, a redução da quantidade de deriva, ou seja um desperdício menor e um respeito maior com o meio ambiente e sobretudo você vai ter também condições de fazer uma operação da pulverização agrícola com distanciamento do agroquímico o que é muito importante para a qualidade de vida do produtor”.

Ele detalhou as especificações técnicas da aeronave, como um peso total de 25 kg, com 15 kg de carga útil, 18 min de voo, e executarão em uma hora de seis hectares de produtividade com um processo relativamente simples.

Na área da pecuária, um espaço foi construído para abrigar a 1ª Exposição de Gado de Corte e Leite, que tem em demonstração animais das raças: Jersey, Holandesa, Lomousin, Simental, Montbeliarde e Nelore.

Na área de pastagem, mais de 30 cultivares estão expostos lado a lado para que o pecuarista possa analisar as possibilidades e o desempenho de cada uma delas. O técnico Agrícola Cravil, Raul Marcola, deu explicações sobre o projeto silvo pastoril, que beneficia o gado com as pastagens em sombras de árvores.

“Não é muito comum na região porque é um projeto que estamos começando a desenvolver agora, a gente conhece em outras áreas do Brasil que tem bastante, mas aqui é pouco. A vantagem do consórcio de árvores com pastagem, é que o animal se sente bem, porque terá a sombra que o animal precisa, sem precisar se deslocar para procurar sombra em outro lugar. E tem o produtor também que precisa de madeira e com isso consegue fazer cerca de 180 árvores por hectare. Isso no final de uns dez anos, também dá uma renda maior e está comprovado que o animal ganha mais peso com o projeto silvo pastoril”.

Quer receber as notícias no Whatsapp? Clique aqui

Além das novidades, as empresas em parceria com a Cravil trazem o que há de mais recente para as culturas do arroz, da soja, do milho, tanto para grão quanto para silagem, e do feijão.

Elisiane Maciel