Nesta quarta-feira(8), em uma ação que durou cerca de cinco horas, as Polícias Militar e Civil de Ibirama interceptaram um grupo de furtadores de fios de cobre que se disfarçavam de prestadores de serviço para subtraírem os materiais da rede elétrica dos municípios no Alto Vale.

Inclusive, são os suspeitos de um furto de, aproximadamente, 400kg de cobre, cometido no último dia 6 na cidade de Taió.

Ao tomar conhecimento que os suspeitos estariam na cidade de Ibirama, a Polícia Militar realizou a abordagem aos dois veículos utilizados para cometer os crimes, momento em que um dos automóveis se evadiu da guarnição.


Após rondas para encontrar o veículo, os policiais militares flagraram dois ocupantes abandonando o veículo na via e adentrando em uma região de mata.

Já no veículo, os policiais encontraram ferramentas e acessórios compatíveis com os materiais utilizados nos furtos (roupas, cones, luvas, escada e ferramentas).

Em seguida, as polícias continuaram com o monitoramento na região quando descobriram que os suspeitos, escondidos na região de mata, estariam deixando a cidade de Ibirama em um veículo de aplicativo e seguindo sentido Blumenau, momento em que os três suspeitos foram abordados pelas forças de segurança. Um dos ocupantes do veículo tentou fugir novamente, porém foi contido pelos policiais.

Após a situação controlada, os indivíduos foram devidamente qualificados. Um dos suspeitos acabou informando que o grupo estaria na região para cometer furtos de fios, porém, com eles não havia material de origem suspeita, além das ferramentas e apetrechos.

A apuração dos fatos segue sob sigilo via Inquérito Policial e os suspeitos responderão pelo crime de furto qualificado.