O Artilê artesanatos em crochê produz desde tapetes e souplats até acessórios e peças de vestuário exclusivas, como biquínis, saias e bolsas.

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Quem nunca teve ao menos uma peça de crochê ou tricô em casa? Seja um tapete, capas para eletrodomésticos ou toalhas, os elementos em crochê são bastante comuns. No entanto, há algum tempo, a técnica tem conquistado novos espaços, principalmente no vestuário, graças à delicadeza do trabalho manual e à exclusividade das peças. Em Ituporanga, Lenita Arnold Meurer, após muitos anos de experiência com crochê, abriu seu próprio ateliê. Lá, ela cria diversos modelos de biquínis, saias, vestidos, bolsas e muito mais, e a iniciativa tem feito grande sucesso.

Ao ser questionada sobre como conheceu o crochê, Lenita conta que foi na infância, através de uma professora e que os trabalhos se transformaram em uma paixão para toda a vida. “Meu amor pelo crochê e pelo tricô começou ainda na infância, quando aprendi os primeiros passos com minha professora Enedir, na terceira série da escola, em Atalanta. Desde então, esses trabalhos manuais se tornaram uma forma de lazer e expressão. Quando mais nova, gostava de criar algumas peças nos momentos livres, e isso me acompanhou ao longo dos anos”, destaca.

Os anos foram passando e o crochê, bem como o tricô, continuaram fazendo parte do cotidiano de Lenita. A artesã refinou as técnicas utilizadas para criar peças para uso próprio e presentes. “Na vida adulta, meu hobby continuou como uma maneira de relaxar e me conectar comigo mesma. Aos poucos, fui evoluindo nas técnicas e, além de fazer peças para mim, comecei a criar presentes para minha família e amigos. Com o tempo, vieram as primeiras encomendas, o que me motivou ainda mais a aprimorar meu trabalho”, explica.

Quando se aposentou, ela resolveu se dedicar ainda mais ao crochê. Passou a dar aulas em clubes de mães e participou de feiras e exposições em toda a região do Alto Vale. Hoje, ela criou o Artilê artesanatos em crochê e atende sob encomenda. “Hoje, dedico meu tempo exclusivamente ao crochê, criando peças como bolsas, roupas, tapetes, trilhos de mesa e muitos outros itens. Essa jornada é mais que um trabalho; é uma paixão que me permite criar, ensinar e compartilhar a beleza do crochê com o mundo”, conclui a artesã.

Em uma das publicações no perfil do Artilê Artesanatos de crochê, no Instagram, Lenita portou fotos de uma cliente usando um modelo confeccionado por ela durante lua de mel, em na Ilha de Capri, na Itália. A cliente, Natália Hang gostou do resultado. ” Eu peguei referências no Pinterest e fui mandando para ela, então montamos um modelo que eu gostei mais, ela fez exatamente como pedi”, finaliza.

Além dos trabalhos no ateliê, Lenita faz parte da diretoria da Associação “Esquina da Arte” em Ituporanga, onde mora. Segundo ela, a associação de artesãos deve ser inaugurada em breve e será aberta a turistas de todos os lugares, com objetivo de proporcionar um espaço especial para valorizar o artesanato do município.

Interessados nos trabalhos do Artilê podem entrar em contato através do telefone (47)99652-7140 ou pelo Instagram @lenita_artile para orçamentos e pedidos. O ateliê também faz envios via Correios e entrega em alguns municípios, como Aurora, Ituporanga e Rio do Sul.